Oficiais ganham novo quadro
Ao fim da solenidade de entrega de veículos ao Corpo de Bombeiros, ocorrida na tarde desta segunda-feira (09), o governador José de Anchieta sancionou a Lei Complementar Nº 219, que regulamenta o quadro de praças e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR).
A LC é uma alteração das leis 194/2012, 346/2002 e 052/2001, que regulariza a situação funcional do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Roraima, no que se diz respeito ao Estatuto dos Policiais e Bombeiros Militares. Sendo assim, são acrescidos às leis artigos que possibilitam a ampliação do Quadro de Oficiais ao posto de Tenente Coronel.
Com a devida sanção, a Lei também possibilita aos praças integrantes do Quadro Especial chegarem ao posto de 2º tenente por meio do Plano de Cargos do Corpo de Bombeiros. No quadro de Oficiais de Saúde, serão instituídos na equipe quatro médicos, sendo dois ortopedistas, um cardiologista e um clínico geral.
Além disso, serão integrados por meio de concurso público um enfermeiro, dois odontólogos, dois bioquímicos, um farmacêutico, quatro fisioterapeutas, uma assistente social e um psicólogo. O governador José de Anchieta afirmou que a lei complementar representa o reconhecimento do trabalho do Corpo de Bombeiros e sua contribuição ao Estado de Roraima.
“A sanção desta lei nada mais é do que o reconhecimento do trabalho. Precisamos fazer um concurso a cada quatro anos. Para mim é uma satisfação muito grande, neste fim de ano, dar este tão importante benefício ao Corpo de Bombeiros. Precisamos de homens e mulheres em nossa Polícia Militar e Corpo de Bombeiros trabalhando com afinco, pela formação profissional e pela vocação que eles têm, pela satisfação que eles nos garantem. Nossos cargos são passageiros. Mas eles vão permanecer até a aposentadoria”, destacou.
O relator do projeto de lei complementar na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado estadual Gerson Chagas, elogiou a iniciativa do governo em investir nas instituições de segurança pública, como o Corpo de Bombeiros, na realização de concursos públicos e na formação de oficiais e praças, visando assegurar a tranquilidade da população.
“Nós estamos hoje, com 300 alunos soldados e sargentos na Academia de Polícia Integrada. São 295 alunos do Corpo de Bombeiros. Isso é prova do olhar delicado que o governador tem para a área de segurança. São diversas ações que são executadas ao longo dos anos e que se destinam ao bem estar da sociedade roraimense”, explicou.