00:00:00

Saúde/Exames

CDI realiza o último mutirão do ano de caterismo e angioplastia.


CDI faz últimos exames em 2013
 
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) realiza entre os dias 14 e 16 de dezembro, o ultimo mutirão de cateterismo e angioplastias deste ano. Durante os três dias, 21 pacientes externos e um paciente interno da Unidade Coronária do Hospital Geral de Roraima (HGR), todos previamente agendados, serão submetidos ao procedimento. Serão 20 cateterismo e duas angioplastias.
 
Os exames serão realizados a partir das 7h de sábado e ocorrem na sala de hemodinâmica do CDI. A estrutura para a realização dos procedimentos conta com o envolvimento de uma equipe composta por três médicos, entre anestesista e dois cardiologistas, sendo um de Brasília e um hemodinamicista de Roraima.
 
Para o próximo ano, a unidade já fechou as datas de janeiro a junho. O primeiro mutirão de 2014 ocorre de 17 a 19 de janeiro. Em fevereiro e março, os atendimentos serão nos dias 21, 22 e 23; em abril, dias 25, 26 e 27; de 23 a 25 de maio; e em junho, de 20 a 22.
 
A diretora do CDI, Fátima de Jesus, afirma que a faixa etária dos pacientes que realizam cateterismo vem sofrendo alterações ao longo dos anos. “Anteriormente atendíamos paciente na faixa de 55 anos de idade, hoje em dia, pessoas a partir de 30 anos já estão realizando o procedimento”, confirma. A diretora afirma que não existe idade máxima para a realização do exame. “Basta que paciente apresente condições clínicas, isso pode ser com 50 ou com 90 anos” reitera.
 
O cateterismo cardíaco é um procedimento em que é colocado um cateter (tubo fino, comprido e mole) em uma veia ou artéria, vasos sanguíneos que chegam até o coração, para estudos. Pode ser feito pelo braço direito por dissecção (com um pequeno corte) e pelos punhos ou pelas virilhas por punção. O cateterismo leva em média, de 20 a 30 minutos, porém a pessoa permanece no mínimo quatro horas em observação e depois é liberada para casa. No caso de pacientes da unidade coronária do HGR, eles retornam à unidade hospitalar.
 
Fátima explica que a angioplastia é um procedimento mais invasivo, ele consiste na desobstrução das artérias através de pequeno cateter-balão com objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração. “Com a realização deste procedimento em Boa Vista, diminuímos o número de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Agora, só deslocamos os pacientes que estão com nível de obstrução próximo a 100% das artérias ou em casos cirúrgicos, como realização de ponte de safena”, declara. Após a angioplastia o paciente é mantido por oito horas no CDI e depois é transferido para o HGR até completar as 24 horas da realização o exame.
 
Neste ano o CDI realizou 237 cateterismos e 21 angioplastias cardíacas. Esta é a única unidade de saúde do estado que oferece esse serviço na área de atendimento cardíaco com a oferta do cateterismo, por exemplo, para as unidades públicas e privadas, da capital e do interior, além de estrangeiros, vindos da Guiana, Venezuela e do Amazonas.
 
CDI
 
De 2010 até outubro de 2013, o Centro de Diagnóstico por Imagem de Roraima (CDI) realizou 11.826 procedimentos de média e alta complexidade. Por mês, a unidade recebe uma média 250 usuários dos 14 serviços oferecidos. Entre os procedimentos mais procurados estão o ecocardiograma, tomografia e os cateterismos cardíaco e vascular.
 
A unidade realiza outros procedimentos cardíacos como, implantes de marca-passo e troca de marca-passo, estudos eletrofisiológicos da parte cardíaca (estudos do coração, para detectar a anomalia e se pode a anomalia pode ser corrigida com ablação, na própria unidade).
 
Agenda de mutirões do CDI para 2014
 
Mês
 
Datas
 
JANEIRO
 
17,18,19
 
FEVEREIRO
 
21,22,23
 
MARÇO
 
21,22,23
 
ABRIL
 
25,26,27
 
MAIO
 
23,24,25
 
JUNHO
 
20,21,22
 

Últimas Postagens