00:00:00

Caravana da Saúde

Sesau inicia atendimentos no Baixo Rio Branco nesta 2ª feira.


16 comunidades serão atendidas
 
A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), que integra a Caravana da Saúde, partiu de barco de Caracaraí na tarde de ontem, (08), rumo ao Baixo Rio Branco. Os atendimentos médicos à população ribeirinha iniciaram nesta segunda-feira, 09, por Santa Maria do Boi Açu, e seguem até o dia 23.
 
Os locais a serem visitados são Santa Maria do Boi Açu, Santa Maria Velha, Sacai, Lago Grande, Terra Preta, Canauani, Cachoeirinha, Caicubi, Panacarica, Remanso, Floresta, Itaquera, Tamaúma, Xixuaú, Dona Cota e Vista Alegre.
 
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão, a Caravana da Saúde é um projeto que leva atendimento à famílias que nem sempre teriam condições de vir à Boa Vista. “Será um momento importante onde os nossos profissionais vão estar mais próximos de cada paciente e onde a população ribeirinha vai ter a oportunidade de ter acesso não só às consultas, mas também a exames e serviços disponibilizados pelo SUS”, frisa.
 
Segundo José Augusto Montenegro Branco, membro da coordenação da Caravana, estão envolvidos médicos (clínico geral, oftalmologista, cardiologista, dentista, ginecologista), enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e técnicos da Sesau. “Os médicos irão realizar atendimentos em diversas especialidades. Com todos esses profissionais envolvidos a expectativa é realizar pelo menos 1.500 atendimentos nas 16 comunidades assistidas durante a ação”, informa.
 
Augusto ressalta que esta será a segunda Caravana da Saúde na região do Baixo Rio Branco este ano. Além das especialidades pretendidas, a população ribeirinha terá acesso a procedimentos odontológicos (fluoração, higiene bucal preventiva e extrações dentárias), como também campimetria (exame que verifica a percepção visual central e periférica), ultrassonografia, vacinação, coleta de sangue para diagnóstico de malária e solicitação de óculos.
 
“Após a avaliação oftalmológica, caso seja necessário o uso de óculos, os pacientes já irão escolher a armação e iremos realizar a solicitação conforme a receita do grau do paciente e posteriormente este óculos é levado para o paciente”, explica.
 
Também haverá aferição de pressão, exame de glicemia, distribuição de medicamentos, de preservativos, coleta de preventivo e visitas domiciliares. Conforme José Augusto, os atendimentos serão de acordo com a capacidade do local. “Em algumas comunidades poderá ocorrer em terra firme, e outras no barco”, disse.

Últimas Postagens