Técnicos de vigilância sanitária dos quatorze municípios do estado vão participar entre os dias 09 e 10 de dezembro, da oficina de elaboração da programação anual de vigilância sanitária para 2014. O evento será na Fundação Universidade Virtual de Roraima (Univirr), das às 8h às 12h, das 14h às 18h.
Um realização do Departamento de Vigilância Sanitária do Estado, a oficina tem como objetivo de construir junto com 28 técnicos dos municípios do interior de Roraima,o Plano de Ação de Vigilância Sanitária, auxiliando a definir as metas estratégicas a partir da realidade local, considerando o risco sanitário.
De acordo com Ana Paula Carvalhal, especialista em direito sanitário do Departamento de Vigilância Sanitária do Estado (DVS), a oficina está estruturada em duas etapas. Na primeira, os técnicos do departamento vão abordar o Plano Diretor de Vigilância Sanitária - PDVISA, e sua importância como ferramenta na execução, monitoramento e avaliação das ações sanitárias, assim como as orientações necessárias para construção do plano.
Na segunda etapa da oficina, será elaborado pelos técnicos das Vigilâncias Sanitárias Municipais, o Plano de Ação que constará na sua composição de introdução, análise situacional, planilha das ações de Visa e considerações finais. “Nas etapas da oficina, técnicos da DVS estarão presentes para dar suporte técnico na construção do plano”, explica Ana Paula.
A programação anual é norteada pelo Plano Diretor de Vigilância Sanitária da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que contempla as diretrizes necessárias para consolidação e fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
O PDVISA contém cinco eixos que devem ser considerados na realização da programação anual, são eles: Organização e gestão do Sistema nacional de Vigilância sanitária no âmbito do Sus; Vigilância de Produtos, serviços e ambientes; A Vigilância Sanitária no contexto da atenção integral à saúde; Produção de Conhecimento, pesquisa e desenvolvimento tecnológico; Construção da consciência sanitária: mobilização, participação e controle social.
O diretor do Departamento de Vigilância Sanitária do Estado, André Castro, afirma que a elaboração da Oficina está fundamentada a partir do referencial técnico da Anvisa. “A intenção é contribuir para o fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, desta forma consolidando o processo de implantação e implementação das ações de Vigilância Sanitária Municipal”, argumenta.