Ensino inclusivo de qualidade
As secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), em parceira com a Educação (SEED), realizaram nesta quarta-feira (04), a entrega de certificados para os 45 participantes do curso de Déficit Intelectual e Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD). A qualificação, que teve carga horária de 100h, foi realizada no Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) e ministrada por profissionais da própria Unidade.
A capacitação, voltada para professores e coordenadores pedagógicos teve como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos, com vista no enriquecimento do trabalho docente, contribuindo para a oferta de um ensino inclusivo de qualidade.
As aulas teóricas abrangeram temas introdutórios sobre deficiência, déficit intelectual e TGD, além de leis que tratam especificamente da educação especial no Brasil e políticas de inclusão. As aulas práticas incluíram oficinas com a confecção de material acessível adaptado especialmente para os alunos com deficiência, que será utilizado em sala de aula.
De acordo com a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta o conhecimento adquirido no curso é muito importante para o trabalho de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. “A partir de agora, os profissionais que participaram do curso dispõem de conhecimentos e técnicas que vão auxiliar no processo de ensino e inclusão das pessoas com deficiência”, disse.
Essa foi a última turma ministrada em 2013. O curso sobre TGD é oferecido pela unidade desde 2010 e já capacitou mais de 500 profissionais da rede pública de ensino. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam se manifestar nos primeiros cinco anos de vida. Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, síndromes e as psicoses infantis.
Alessandra Ferreira de Almeida, 37, participou pelas primeira vez do curso e afirma que o conhecimento adquirido vai ajudá-la no desenvolvimento da didática de ensino. “As informações do curso vão auxiliar os profissionais que atuam com pessoas com deficiência, para o planejamento de atividades que facilitem o processo de ensino-aprendizagem”, falou.
PRIMEIROS SOCORROS
Ainda nesta quarta-feira (04), colaboradores do Viva Comunidade que participaram do curso de Primeiros Socorros, ofertado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRR), também receberam certificação.
O curso, com duração de 20h, abordou temas como sinais vitais, hipotermia, febre, respiração, reanimação cardiopulmonar, pressão arterial, sinais de apoio, solicitação de socorro, situações e procedimentos de emergência, asfixia, reanimação cardiorrespiratória, hemorragias, corpos estranhos, transporte de acidentados, montagem de kit de primeiros socorros, acidentes e procedimentos, ações incorretas e prevenção de acidentes.