Anchieta: saúde é prioridade
Francisco Espiridião/Secom
Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (3), no auditório do Corpo de Bombeiros de Roraima, o governador José de Anchieta deu posse a 200 candidatos remanescentes do Concurso Público da Secretaria Estadual de Saúde.
Na solenidade, o governador anunciou que acabava de enviar à apreciação da Assembleia Legislativa de Roraima o projeto do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores da saúde, que deve ser votado ainda neste ano.
Na cerimônia foram empossados candidatos aprovados para os cargos de bioquímico e técnico em radiologia que tiveram suas provas realizadas posteriormente, e os últimos nomeados por meio do Decreto 2.207, de 13 de novembro deste ano.
Estes últimos vão preencher os cargos de médico, técnico em enfermagem, enfermeiro, auxiliar de serviços de saúde, assistente administrativo, cirurgião dentista, administrador, pedagogo, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico em radiologia, psicólogo e auxiliar de saúde bucal.
O governador tornou a repetir que a modalidade de concurso é a forma mais democrática de se entrar no serviço público. “A partir de agora vocês terão como trabalhar com tranquilidade, pois poderão contar com a garantia da estabilidade no emprego”, disse.
Ele destacou o empenho com que a atual gestão tem se havido para melhorar a saúde do Estado. Lembrou que, além do concurso público que permitiu o ingresso de 1.876 novos servidores, o Hospital Gera de Roraima (HGR) ganhará em breve mais 120 leitos, mais 10 leitos de UTI, está sendo concluída a construção do hospital de Rorainóplis e neste ano foram adquiridas 30 ambulâncias, entre outras medidas.
O governador reconheceu que ainda há muito a se fazer, mas disse que em Roraima, a saúde pública é prioridade. “Qualquer pessoa que conheça o Brasil, sabe que nós temos uma das melhores condições de saúde pública do País."
Além do governador Anchieta, participaram da cerimônia de posse o secretário estadual de Saúde Alexandre Salomão, a secretária de Gestão Pública e Administração (Segad) Gerlane Baccarin, a secreetária de Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Leocádio Menezes.
Anchieta lembrou que muitas pessoas de Manaus e de Belém vêm ao Estado em busca de atendimento médico. Além desses dois estados, pessoas dos países vizinhos – Venezuela e Guiana – também se utilizam dos serviços médicos prestados pela rede de saúde do Estado.
A auxiliar de saúde bucal Fernanda Ferraz era uma das nomeadas que aguardavam o momento de assinar o termo de posse no primeiro emprego público.
Ela disse que se sente feliz por ter alcançado a estabilidade no emprego. “Estabilidade é tudo o que eu procurava,”, disse Fernanda, que é casada e mãe de um menino de três anos.