Comércio contra incêndios
O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) lançou na manhã desta quarta-feira, 04, a campanha “Prevenção e Cidadania: Comércio Legal”. As ações serão realizadas do dia 10 a 12 de dezembro e têm como principal objetivo orientar os empresários locais sobre a necessidade de implantação do sistema preventivo de combate a incêndios em seus estabelecimentos comerciais.
A campanha surge como um desdobramento da audiência pública realizada pelo Ministério Público, no dia 30 de outubro, quando foi discutido, com a classe empresarial, representantes de órgãos público e o Corpo de Bombeiros, quais medidas poderiam ser adotadas para evitar que novos incêndios em estabelecimentos comerciais voltem a ocorrer.
O tenente-coronel do CBMRR, Jean Cláudio de Souza, fez a apresentação dos objetivos da campanha em uma rápida solenidade no auditório da Corporação. Ele detalhou quais os requesitos mínimos (extintor, saída, iluminação e sinalização de emergência) exigidos pela legislação estadual para que os estabelecimentos possam exercer suas atividades dentro da lei.
Além do promotor do MPE, Ademir Teles, também participaram representantes da Secretaria de Segurança Pública (SESP), do deputado Brito Bezerra, representando a classe empresarial, e os bombeiros que serão empregados na campanha.
Os centros comerciais de Boa Vista foram divididos cinco em polos de atuação. Durante a campanha será utilizada uma carreta da SESP como posto de comando. Cada estabelecimento comercial visitado receberá um auto de vistoria condicionado. Os que estiverem irregulares, os proprietários receberão o auto de vistoria com as exigências da legisslação. A partir do dia 1º de janeiro de 2014, quem estiver irregular, terá seis meses para regularizar a situação.
O promotor, Ademir Teles destacou a campanha como uma forma de orientar toda classe empresarial. “Esta operação entrará em toda parte dos empreendedores aqui. Vai fazer a orientação. Vai emitir um laudo dizendo o que precisa ser feito para que o empresário cumpra com a legislação estadual. Não é uma ação punitiva é uma ação de adequação à legislação de prevenção de incêndios”, comentou.
O comandante geral do CBMRR, coronel Manoel Leocádio de Menezes, informou que serão empregados 300 bombeiros e a meta é atender toda área comercial de Boa Vista. “Nós vamos sair dos quartéis para fazer essa orientação.Vamos emitir o autos de vistoria que será entregue na hora para cada empresário dizendo o que eles têm que fazer, e condicionando o auto de vistoria ao atendimento das condições mínimas necessárias”, declarou.