Coreografias de 207 pessoas
O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou nesta terça-feira (03), a IV Mostra de Artes do Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência). No palco, 207 pessoas com deficiência apresentaram coreografias preparadas especialmente para o evento.
Conforme dados da Polícia Militar, mais de 2 mil pessoas prestigiaram o show, que teve duração de uma hora e meia. Com o tema “Viva o Natal”, os usuários mostraram ao público algumas das atividades de artes desenvolvidas na unidade. O espetáculo contou com a apresentação do grupo de percussão, hip hop, baby ballet, ballet de cadeirantes e não cadeirantes, teatro, coral e musicalização.
Ao final da apresentação o público pôde acompanhar, ainda, a chegada do Papai Noel ao Palco, show pirotécnico e o acendimento das luzes do Palácio Senador Hélio Campos, representando o início do período natalino do Governo de Roraima.
De acordo com a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta a noite foi de celebração. “Essa noite, milhares de pessoas agradeceram a Deus e se emocionaram como eu me emocionei. Foi uma noite mágica e inesquecível, nossos meninos e meninas do Viva Comunidade protagonizaram um espetáculo lindo e em poucas horas nos deram várias lições de vida”, disse.
A Mostra de Artes foi criada para exaltar o talento dos usuários e comemora o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro). O espetáculo já entrou para o calendário de eventos oficiais do Estado, que é o único do país que desenvolve uma mostra de arte com elenco formado, exclusivamente, por pessoas com deficiência.“O nosso sentimento após assistir essa apresentação é, sem dúvida, de que estamos cumprindo verdadeiramente nosso compromisso de trabalho. O Viva Comunidade é o melhor exemplo de que acertamos ao priorizar a atenção às pessoas com deficiência”, afirmou o governador de Roraima, José de Anchieta.
Joaquina Martins, mãe de Thaila Souza, que tem cinco anos de idade e frequenta o Viva Comunidade há oito meses, afirma que o desenvolvimento da filha superou suas expectativas. “Nesse pouco tempo que ela participa das atividades desenvolvidas no Viva já percebo várias melhoras, inclusive na autoestima. Estou encantada, durante a Mostra de Artes, Thaila e todos os meninos do Viva deram um exemplo de superação e emocionaram todos nós”, contou.
Vanda Gomes prestigiou o evento pela primeira vez e diz ter ficado impressionada com o que assistiu. “Trouxe toda minha família e fiquei comovida com tudo o que vi. Fiquei muito emocionada em poder acompanhar de perto um espetáculo tão bonito e especial como este”, falou.
EVENTO
A Mostra de Artes do Viva Comunidade, criada em 2010, surgiu com o propósito de valorizar e promover a inclusão social da pessoa com deficiência, através de diferentes manifestações artísticas. A preparação para o evento acontece ao longo de todo o ano e inclui definição do tema, criação de coreografias, elaboração de figurino e ensaios.