4 unidades fazem o Enem
Em Roraima, 186 pessoas que se encontram em unidades prisionais do Estado se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), conhecido também como Enem Prisional. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro em quatro unidades.
O Exame terá início às 13h (horário de Brasília), porém, aqui começará a partir das 11h em função do horário de verão. O Exame será formado por uma redação e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.
Na terça-feira (3), serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias (Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química Física e Biologia).
No segundo dia de aplicação, será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologia da Informação e Comunicação), Matemática e Redação.
Unidades
A aplicação do Enem Prisional ocorrerá nas quatro unidades que fizeram a adesão ao Exame: Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (106 inscritos), Cadeia Pública Masculina (26), Cadeia Pública Feminina (37) e Casa do Albergado (17).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(INEP) é o órgão responsável pela aplicação do Exame em todo o país. Os gabaritos das provas serão divulgados no site do INEP (www.inep.gov.br) até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Em cada unidade de detenção existe um coordenador pedagógico que é o responsável pela realização da inscrição, acompanhamento da aplicação das provas bem como dos resultados.
O coordenador pedagógico também pleiteia a certificação dos aprovados, a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também em outros programas de acesso ao Ensino Superior.
O Enem Prisional é mais uma forma da garantia do acesso à Educação. Também proporciona cidadania para os que estão privados de liberdade além de ser uma oportunidade para a continuação dos estudos.