A manhã desta quinta-feira, 28, foi de diversão para os alunos da Escola Maria Raimunda Mota de Andrade. Cerca de 300 alunos participaram de mais uma sessão de cinema do Cine ALE-RR, projeto do deputado Jalser Renier, que leva alunos de escolas públicas do estado, muitas vezes pela primeira vez, ao cinema.
De acordo com o parlamentar, o projeto teve aprovação de todo o poder legislativo e conta com a cooperação técnica da OAB/RR, Polícia Militar, Bombeiros e Secretaria de Educação. “Além de proporcionar educação e lazer, este projeto tem também a responsabilidade de levar as crianças do interior, muitas vezes pela primeira vez, a capital do estado”, disse.
Jalser destacou ainda que este projeto não é novo. “Este projeto foi implantado há 10 anos atrás e chamava-se Cinema na Escola. Hoje é conhecido por Cine ALE, e além de exibir filmes, aborda em seus trailers assuntos como a gravidez na adolescência e drogas, por exemplo. Nosso objetivo é apresentar e colocar na vida do adolescente a importância da prevenção e da família”, destacou.
Segundo a gestora da Escola Maria Raimunda Mota de Andrade, Terezinha Nascimento, o programa CINE ALE-RR vem atender e dar oportunidade para os alunos conhecerem a tela de cinema. “Muitos alunos não tiveram esta oportunidade. A escola fica grata e agradece pela oportunidade e, por além de exibir filmes, apresentar projetos sociais. Esta manhã é de lazer, mas na aula seguinte faremos atividades abordando o assunto do cinema”, destacou.
Alto Alegre
Ainda na manhã de quinta-feira, o deputado Jalser Renier visitou a Escola Estadual Desembargador Sadoc Pereira, no município de Alto Alegre, onde explicou aos alunos de 6º ao 8º ano o que é o Cine ALE-RR e fez a entrega de ingressos para a sessão desta sexta-feira.
De acordo com José de Souza, gestor da Escola, este projeto só irá enriquecer ainda mais os alunos. “Tenho certeza que a aula de segunda só terá comentários bons, pois além de levar a cultura a estes alunos, também os insere em um projeto social”, ressaltou.
A aluna Jacilene Guedes, 13 anos, nunca foi ao cinema e destaca a importância deste projeto. “Eu e meus amigos ficamos muito felizes pela oportunidade de ir pela primeira vez ao cinema e também por ter acesso a todo o conteúdo educativo que nos será mostrado”, comentou.