00:00:00

Diagnóstico

Em 4 anos, 12 mil procedimentos feitos


De 2010 até outubro de 2013, o Centro de Diagnóstico por Imagem de Roraima (CDI) realizou 11.826 procedimentos de média e alta complexidade. Por mês, a unidade recebe uma média 250 usuários dos 14 serviços oferecidos. Entre os procedimentos mais procurados estão o ecocardiograma, tomografia e os cateterismos cardíaco e vascular.
 
Mensalmente a unidade realiza os mutirões de cateterismo e angioplastia. Nos últimos dez meses deste ano, já foram realizados 182 cateterismos e 19 angioplastias.  Ao longo dos quatro anos, 645 pessoas foram submetidas ao cateterismo e 68 à angioplastia.
 
A unidade realiza outros procedimentos cardíacos como, implantes de marca-passo e troca de marca-passo, estudos eletrofisiológicos da parte cardíaca (estudos do coração, para detectar a anomalia e se pode a anomalia pode ser corrigida com ablação, na própria unidade).
 
Segundo a diretora do CDI, Fátima de Jesus, esta é a única unidade de saúde do estado que oferece esse serviço na área de atendimento cardíaco com a oferta do cateterismo, para as unidades públicas e privadas, da capital e do interior, do estado de Amazonas, além de estrangeiros vindos da Guiana e Venezuela.
 
Ao oferecer estes serviços, a diretora destaca que diminui necessidade dos pacientes saírem para Tratamento Fora de Domicílio. “O paciente tem a vantagem de realizar seu tratamento no estado, com acompanhamento da família, se sentindo mais seguro e familiarizado com o ambiente e costumes”, reitera.
 
A diretora afirma que ao longo dos anos, o CDI conseguiu acabar com a demanda reprimida do estado por cateterismo e angioplastia. “Conseguimos eliminar as filas, garantindo um serviço de qualidade aos pacientes que precisam desses procedimentos”, destaca.
 
Outro serviço muito procurado é o Ecocardiografia, também conhecido como ultrassonografia cardíaca, que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Foram 5.056 procedimentos desde 2.010, seguido da tomografia, com 3.324. Fátima explica que o CDI também dispõe de procedimentos como quimioembolização hepática, utilizada para minimizar o crescimento de tumores no fígado.
 
HISTÓRICO            
 
Há mais de 18 anos, o CDI presta serviços hemodinâmicos a uma população que vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. O serviço de alta e média complexidade necessita de uma atenção diferenciada para garantir a realização de exames para diagnósticos e intervenção terapêutica que para o SUS é chamado de equidade.

Últimas Postagens