00:00:00

Apicultura

Primeira Casa do Mel é inaugurada em Roraima.


Mel de abelha, a nova riqueza
 
Inaugurada na manhã desta sexta-feira (29), a primeira Casa de Mel de Roraima e a sede da Associação Setentrional dos Apicultores de Roraima (Asa). O prédio localizado na região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, foi doado pelo governo estadual à Associação, onde o mel produzido pelos apicultores do estado será beneficiado.
 
O prédio foi reformado e adequado pelos produtores para o funcionamento da unidade. Além de contar com a parceria do estado, também ajudaram na concretização do projeto: o Sebrae que permitiu que os apicultores apresentassem um projeto para captação de recursos; a empresa FIT Manejo Florestal que doou parte do maquinário, caixa de  captura de abelhas e disponibilizou as áreas de manejo para a criação da abelhas; Conab e a instituições financeiras BNDES e a Fundação do Banco do Brasil que foram responsáveis por disponibilizar os recursos para compra de todo o maquinário.
 
O vice-governador Chico Rodrigues destacou a importância da atividade da apicultura para a economia do estado. “Além de agregar valores e beneficiar a agricultura familiar é uma atividade econômica rentável. O estado do Amazonas já demonstrou interesse em comprar boa parte dessa produção, pois o mercado é amplo e o produto é de alta”, enfatizou.
 
Para Pedro Freitas, presidente da ASA, com a Lei Estadual nº 870/12, o mel produzido está apto a comercializado no estado. “A partir de agora vamos passar a vender o mel legalizado, certificado, inclusive com mais segurança para o próprio consumidor que sabe que está consumindo um produto de qualidade. Hoje nós temos máquinas de aço inox, tudo dentro dos padrões do Ministério da Agricultura”, afirmou.
 
Segundo dados do Sebrae, Roraima atualmente conta aproximadamente com 150 apicultores. A produção de mel tem crescido de forma vertiginosa no estado. A safra 2012/2013 é de 30 toneladas. Para os representantes da ASA, após a construção da Casa de Mel, a meta é dobrar a produção e a comercialização, principalmente com o processo, já iniciado, para a aquisição do Selo de Inspeção Federal.

Últimas Postagens