Produção de mel cresce em RR
Um grande passo para o desenvolvimento da apicultura em Roraima será dado nesta sexta-feira (29). A Associação Setentrional dos Apicultores (ASA) vai inaugurar, às 9 horas, a primeira Casa do Mel de Roraima, localizada na BR 174, Monte Cristo 1, atrás do Parque de Exposições.
O prédio foi reformado e adequado pelos produtores para o funcionamento da unidade. A parceria com o Sebrae, por meio do projeto APIS (Apicultura Integrada e Sustentável), permitiu que os apicultores apresentassem um projeto para captação de recursos junto à Fundação Banco do Brasil e ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), para equiparem a Casa do Mel com todos os itens necessários para o manejo do produto.
O objetivo do projeto é fortalecer a comercialização dos apicultores através do funcionamento das Casas de Mel. Conforme o Gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Rodrigo Rosa, a instituição disponibilizou um consultor que trabalhou na elaboração do projeto. O financiamento foi feito com recursos não reembolsáveis, usados para apoiar projetos de caráter social nas áreas de geração de emprego e renda e desenvolvimento rural.
O projeto APIS também realizou três cursos com os apicultores. Um sobre Boas Práticas de Fabricação, com técnicas de manipulação de alimentos e higienização dos equipamentos. Outro curso foi sobre Gestão da Casa do Mel, com aulas sobre organização, registro controles. Outro curso oferecido pelo Sebrae foi em Boas Práticas Apículas, voltado para a manipulação e o manejo do mel, além de clínica tecnológica com aulas práticas em um apiário.
De acordo com o presidente da ASA e membro da Confederação Brasileira de Apicultura, Pedro Freitas, a implantação da Casa do Mel é um sonho realizado. “Com a ajuda do Sebrae conseguimos os recursos e também fizemos capacitações para desenvolver ainda mais a apicultura no nosso Estado. A unidade vai beneficiar diretamente mais de 100 produtores”, disse.
A produção de mel no estado vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Em 2010 a produção chegou a 100 toneladas. Em 2011 e 2012, a colheita ultrapassou as 180 toneladas. Este ano a estimativa era que produção chegasse 250 toneladas. No entanto, como o clima foi bastante atípico com chuvas mais fortes até o mês de setembro, a produção deve ficar em 180 toneladas.
A atividade da apicultura em Roraima vem sendo valorizada. O presidente da associação lembra que há poucos anos o quilo do produto era vendido a R$ 6. Atualmente o quilo já é comercializado a R$ 18. “Essa estrutura que temos agora, com equipamentos dentro do padrão, de primeira qualidade, vai possibilitar ainda mais o desenvolvimento da nossa atividade”, comemorou o apicultor, que trabalha há 50 anos com a produção do mel.
As capacitações realizadas pelo Sebrae possibilitaram que os apicultores adquirissem o Selo de Inspeção Estadual (SEI), que atesta a qualidade dos produtos, protege o consumidor o produto e a comercialização em todos os estabelecimentos do estado.
O apicultor explicou que a Casa do Mel vai fortalecer a comercialização em todo o estado. Ele disse que muitos apicultores haviam abandonado a atividade, haja vista, que a comercialização do mel precisa obedecer às regras sanitárias e muitos faziam a industrialização de forma artesanal. “Agora temos orgulho em dizer que nosso produto é registrado, totalmente legalizado e de alta qualidade”, finalizou Freitas.