00:00:00

Penitenciária

Clima no setor prisional é de tranquilidade, diz secretário de Justiça.


PAMC vive clima tranquilo
 
Francisco Espiridião
Secom-RR
 
Dos presos que fugiram da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) ao longo deste ano de 2013, praticamente todos foram recapturados. A informação é do secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), coronel PM Waney Vieira. Ele disse que existe muita reincidência, ou seja, um mesmo preso que escapou da prisão mais de uma vez.
 
Na segunda e terça-feira da semana passada (18 e 19), houve um levante na Penitenciária, quando 22 reeducandos sumiram. Até a tarde de domingo (24), a Divisão de Captura (Dicap) havia recapturado 13. Oito destes fugiram na semana passada, enquanto os demais haviam escapado em ocasiões anteriores.  
 
Desta segunda (25) para terça-feira (26), agentes da Dicap conseguiram prender mais três fugitivos, elevando o número de recapturados para 16. O secretário Waney Vieira disse que a situação da Penitenciária Agrícola está sob controle, apesar de ainda haver alguma instabilidade, em razão de o local abrigar presos de todos os regimes de pena.
 
O projeto inicial do presídio de Monte Cristo tinha característica de agrícola. Foi inaugurado em 1989, com apenas 200 internos. 24 anos e 1.100 internos depois, o local abriga em seu interior condenados do regime fechado, semiaberto, aberto e presos preventivos aguardando a finalização do processo. “Isso é sempre motivo de preocupação”, diz Vieira.
 
Tranquilidade
 
O secretário Waney Vieira disse que as decisões tomadas pelo governador José de Anchieta na segunda-feira (25) são suficientes e eficazes para garantir a tranquilidade da população boa-vistense. 
 
A 3ª Companhia de Guarda do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi transformada em Companhia Independente e transferida a sua sede para as dependências externas da Penitenciária Agrícola.
 
“Por enquanto, a Companhia dispõe de 60 policiais militares para fazer a segurança do presídio, mas, em pouco tempo, esse efetivo aumentará para 150 homens e mulheres”, assegurou o titular da Sejuc.
 
Os 90 PMs que reforçarão a Companhia Independente serão destacados do contingente de 300 soldados que se encontra em vias de formação na Academia  de Polícia Integrada Coronel Santiago (API).
 
Além disso, para maior garantia, sete internos considerados “cabeças” dos movimentos internos foram transferidos para outro local. Os fugitivos recapturados também não estão voltando para o convívio dos demais na Penitenciária Agrícola. Estão sendo postos em regime disciplinar diferenciado (RDD).
 
Segurança
 
O governador garantiu que o policiamento da capital foi reforçado por homens da Polícia Militar, para maior segurança da população. Terá mais ênfase em dezembro, quando a primeira turma de 300 soldados estará pronta. A segunda turma, também de 300, iniciará o curso em janeiro.
“Serão 600 homens e mulheres a mais para garantir a tranquilidade em todo o Estado”, disse. “Como governador, eu tenho de pensar no Estado como um todo”, explicou Anchieta, em entrevista concedida na tarde desta terça-feira ao programa Rádio Verdade, da 93.1.
 
Ele lembrou que a segurança pública tem sido prioridade em sua gestão. Além da inclusão de 600 novos policiais militares, o governo fez concurso público e nomeou 328 agentes penitenciários.
 
Ainda na área de segurança, este ano foi feito concurso público para a inclusão de 218 soldados e 25 oficiais no Corpo de Bombeiros, e mais 25 oficiais para a Polícia Militar. A primeira turma de oficiais PM foi formada na API em março deste ano.

Últimas Postagens