Cirurgias em homens e mulheres
No Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon), realizará nove cirurgias no Hospital Geral de Roraima. Na quarta-feira, 27, serão realizados três cirurgias, do período de 8h às 11h30 e das 14h às 17h, na quinta-feira, 28, outras seis, no mesmo horário.As cirurgias referem-se a retirada de tumores no útero, mama e câncer de pele, estômago e próstata, em pacientes Boa Vista e uma do Rio de Janeiro.
Segundo Leonardo Pires, médico oncologista da Unacon, as cirurgias serão realizadas, em pacientes que já são atendidos pela Unacon, entre eles uma pessoa do Rio de Janeiro. “Após as cirurgias, os pacientes ficarão internados até que tenham condições de receber alta médica, depois disso farão acompanhamento quadrimestral, semestral e anual dependendo do caso. Esse controle é importante para saber se a doença vai retornar ou não, e se identificada alguma anormalidade a pessoa já reinicia o tratamento, se for o caso”, completou.
Pires explica ainda que para ter acesso à unidade, o paciente é atendido na rede de atenção básica, os casos suspeitos são encaminhados às unidades de referência onde são realizados pequenos procedimentos para retirada de nódulos benignos da mama, e os casos confirmados são atendidos pela Unacon, para intervenção cirúrgica.
A professora Maria José, 67, é do Rio de Janeiro, veio passar o natal com a família em Boa Vista, e já fazia parte do cadastro de atendimento da unidade. “Já tratei de um câncer de útero em 2009, em Boa Vista, e dessa vez vou aproveitar o acolhimento da minha família e tratar logo de um câncer de pele, pois o procedimento cirúrgico já é necessário, e vou ter tempo para fazer o acompanhamento pós-operatório”, concluiu.
UNACON
Em Roraima a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon), criada em 2006, conta com 5 médicos oncologistas, que atendem uma média de 30 pacientes, a partir dos 13 anos, encaminhados por todas as unidades de saúde, da capital e do interior, incluindo HGR, Policlínica Cosme e Silva, Hospital Coronel Mota e Centro de Referência de Saúde da Mulher ( casos de câncer de mama e ginecológico), além das unidades da Atenção Básica em Boa Vista. A outra parte da demanda, refere-se à parte clínica na especialidade de quimioterapia, onde os casos são tratados fora do Estado, em sessões de radioterapia, concedidas por processo de Tratamento Fora de Domicílio(TFD).
Segundo Leonardo Pires, médico oncologista da Unacon, a demanda maior, gira em torno de 90% proveniente do HGR e do HMI, nas especialidades clínicas e cirúrgicas.
Dados do Laboratório de Patologia do Estado de Roraima (Laper) mostram que, em 2012 foram atendidos, no sistema público, 387 pacientes, diagnosticados com câncer, destes a maior incidência foi de câncer de pele, tipo não-melanoma (aquele mais superficial, altamente tratável, fácil de curar) com 166 casos e em segundo lugar, câncer de próstata, com 48 casos, em terceiro foi registrado o câncer de colo de útero, com 28 casos. Em 2013, de janeiro a junho, foram registrados 12 casos de câncer de pele, dois de próstata e dois de câncer do colo de útero.