00:00:00

Exame da Próstata

Urologista faz palestra na ALE


Em pleno Novembro Azul, mês em que são realizadas campanhas sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) vai aumentar de 45 para 50 anos a idade mínima recomendada para que um homem procure um médico para fazer os exames rotineiros para diagnóstico precoce da doença. 
 
O médico urologista Mário Maciel Jr, que ministrará a palestra “Homem Agora é a sua Vez de cuidar da sua Saúde”, no Plenarinho Deputado Valério Magalhães da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) no dia 27 (quinta-feira) a partir das 09 horas, a respeito da Saúde do Homem, fez comentários sobre a medida da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). 
 
A palestra faz parte da campanha Novembro Azul, e tem o apoio do presidente da Casa, deputado Chico Guerra (Pros) e demais integrantes da Mesa Diretora, e será destinada a todos os servidores do Poder Legislativo.
 
De acordo com o urologista, a comunidade urológica mundial vive um dilema no que diz respeito à idade de check up prostático. A idade pode variar em cada situação devendo o médico e o paciente definir através das evidências científicas sobre o assunto. Penso que uma decisão conjunta, com respaldo na literatura, é a melhor maneira para cada caso em tela.
 
“Os estudos demonstram que houve uma redução da mortalidade devido ao câncer de próstata após a introdução do PSA, portanto por ele ser de crescimento lento ainda não se tem informações com exatidão quais indivíduos devem ou não ser tratados onde o tumor não apresentaria um risco eminente de vida” afirmou o médico.
 
Segundo o urologista Mário Maciel, os consensos e as recomendações para o rastreamento do câncer de próstata de renomadas entidades médicas mundial dizem o seguinte: o toque retal e o PSA devem ser realizados em conjunto, não devem ser analisados independentes; a idade de início para a população em geral é de 45 anos para a sociedade européia e 55 anos para a sociedade americana de urologia.
 
O que não se tem dúvidas é com relação ao pacientes de alto risco (afro-descendentes e aqueles com parentes de primeiro grau portadores de câncer prostático) a idade é a partir de 40 anos.
O único exame que confirma o diagnóstico e acima de tudo demonstra a agressividade tumoral de forma mais precisa é a biópsia prostática guiada por ultrassom transretal. 
 

Últimas Postagens