00:00:00

Portadores do HIV

Inauguração da Casa de Apoio aos portadores do HIV será em dezembro.


Casa de passagem dos doentes
 
Através da parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a ONG Associação de Bem com a Vida (ABV), deve inaugurar em dezembro a Casa de Apoio aos portadores do vírus HIV/AIDS. A Casa vai funcionar na Rua Buritis, 605, 13 de Setembro, como local de passagem, e vai atender pessoas portadoras do vírus, que precisem se deslocar do interior à Boa Vista, para dar continuidade ao tratamento médico-hospitalar. No local, serão disponibilizados atendimentos psicológico e social, serviços de enfermagem, aferição de pressão e orientações sobre o uso de medicamentos.
 
Para a efetivação da parceria a Sesau repassou à Casa de Apoio ajuda financeira no valor de R$ 105.000,00, que serão investidos na compra de móveis, equipamentos e reforma na estrutura física do prédio. “Hoje o SUS oferece tratamento aos portadores do vírus no Hospital Coronel Mota, como acompanhamento ambulatorial, hospitalar, além do serviço social e psicológico e ainda a parte laboratorial. No entanto muitas dessas pessoas que se deslocam do interior não tem onde ficar, por isso é necessário um local para fazer esse acolhimento e ajudar no transporte e assistência destas pessoas. Com isso a Sesau vai fortalecer o processo de melhoria da qualidade de vida desses pacientes e de seus acompanhantes”, esclareceu Sumaia Dias, técnica do Núcleo DST/HIV/Aids.
 
De acordo com Ana Cristina de Oliveira, presidente da Associação, a implantação da Casa faz parte de um projeto que tem o objetivo de acolher, temporariamente, as pessoas que vem do interior do Estado e que precisam de apoio para consultas médicas, realização de exames e atendimento jurídico. “Inicialmente queremos instalar dez leitos no local, para acomodação de visitantes, para ter condições de atender a necessidade de pessoas que são diagnosticadas com a sorologia positiva para o HIV, pois aqui elas encontram maior suporte na capital por conta do atendimento prestado pelo SUS, por isso é importante ter um espaço onde eles possam ficar com acesso à alimentação, higienização, saúde, abrigo e transporte, incluindo os familiares, que precisam se deslocar até Boa Vista, e que não possuam outra acomodação”, esclareceu Cristina.
 
ADESÃO TRATAMENTO
 
Segundo Ana Cristina, a Associação de Bem com a Vida (ABV) foi fundada em 2012, e desenvolve atualmente um projeto de Adesão ao Tratamento, onde são desenvolvidas atividades de grupo e palestras. “O trabalho é educativo e a proposta é sensibilizar as pessoas que convivem com o vírus, o que inclui orientações sobre as melhores alternativas de tratamento, que possam permitir à estas pessoas, maior qualidade de vida, além da conscientização sobre os direitos dos soropositivos. Outro projeto é o de visita hospitalar e domiciliar, feita àqueles que precisam de atendimento psicológico sobre a convivência com o vírus HIV/AIDS”, finalizou.

Últimas Postagens