00:00:00

Avaliação da Malária

Só dois secretários participam


A XXIV Reunião de Avaliação do Programa Estadual de Controle da Malária encerrou nesta sexta-feira (22), com a presença de apenas dois dos 15 secretários municipais de saúde, o do São Luiz e o de Amajari. Com a função de coordenar, avaliar e supervisionar as ações de combate à malária, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promove há 12 anos, reuniões entre secretários de saúde municipais, coordenadores municipais de atenção básica, e gerentes municipais de núcleos de controle da malária.
 
O objetivo dos encontros foi de apresentar a atual situação do estado com relação aos casos da doença aos municípios. Com da presença das autoridades competentes, é possível elaborar plano e estratégias de combate e controle da doença. A reunião já está em sua 24ª edição e segue o calendário de reuniões do Programa Nacional de Combate a Malária do Ministério da Saúde (MS). O encontro acontece duas vezes ao ano, um em junho e a outro em novembro.
 
Para Jonas Monteiro, gerente do Núcleo de Estadual de Controle da Malária, é lamentável a ausência dos secretários municipais, uma vez que eles têm poder de decisão para a realização das ações de combate nos municípios. “Fica difícil alcançar resultados positivos se os próprios secretários não estiverem atualizados sobre a situação dos municípios”, desabafou Monteiro.
 
Diante das apresentações e debates entre os municípios, será elaborado pelo Núcleo Estadual da Malária, um relatório que apontará todos os obstáculos que prejudicaram as ações no interior. Depois de pronto, o relatório será apresentado ao secretário estadual de saúde, Alexandre Salomão, que tomará conhecimento da situação e encaminhará o documento aos prefeitos dos municípios, para que sejam tomadas medidas que facilitem as ações de combate.
 
DADOS
 
Pelo terceiro ano consecutivo, Roraima registrou redução dos casos de malária. Em 2010, foram registrados 21.806 casos confirmados da doença. No ano seguinte, 14.102. No ano passado, 8.386 casos de malária e neste ano, até o mês de outubro, 7.073 confirmações em todo o estado. Os dados são do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da malária (SIVEP/Malária).
 
Apesar do registro positivo de redução da doença, alguns municípios tiveram este ano, um aumento preocupante de casos. Até outubro deste ano, Amajari teve o crescimento de 133,9%, com 348 casos em 2012 e 814, em 2013. Caroebe registrou aumento de 80,2%, pulando de 86 casos no ano passado para 155 este ano. Pacaraima subiu de 325 para 531 neste ano. O município de São Luis registrou 71,7% de aumento, quando comparado o ano passado com 46 casos e 79 em 2013.

Últimas Postagens