00:00:00

Ecologia

Alunos de Roraima participam em Brasília da IV Conferência Nacional pelo Meio Ambiente.


Escolas com ações ambientais
 
No período de 23 a 28 de novembro será realizada em Brasília (DF), a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. Roraima será representado no evento por 20 delegados, além de professores e técnicos. O tema da Conferência este ano é “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”.
 
Os delegados são estudantes que foram eleitos durante a etapa estadual da Conferência, realizada entre os dias 29, 30 e 31 de outubro. Acompanham o grupo, cinco professores orientadores de projetos e quatro técnicos da Divisão de Educação Ambiental (DIAB) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
 
Os estudantes que representarão Roraima com propostas na Conferência são das seguintes escolas: Severino Cavalcante, Maria Nilce Brandão, Voltaire Pinto, Caranã, Lobo D’Almada, Elza Breves.
E ainda Ulysses Guimarães, Francisca Élzica, Barão de Parima, Penha Brasil, Fernando Granjeiro, Coema e 13 de Setembro, todas da Capital. Do interior os representantes são das escolas Maria Maricelma (Mucajaí), Otília Pinto (Cantá).
 
E ainda Teresa Teodoro (Caroebe), Antônia Tavares (Rorainópolis), Dom Pedro II (Iracema) e da área indígena, a Escola Estadual Indígena Edmilson Lima Cavalcante da comunidade Taba Lascada (Cantá).
A participação na Conferência Nacional é o resultado de um ano de trabalho. As escolas da rede estadual de ensino se mobilizaram realizando trabalhos contínuos voltados para a área da Educação Ambiental, promovendo as conferências escolares e depois participando da Conferência Estadual.
 
“Os alunos protagonizaram todo o processo de elaboração de projetos em busca de transformar a escola em um espaço educador sustentável, tema central da conferência este ano. Estamos muito felizes com os resultados e com o trabalho das escolas”, destacou Tácio Raposo, chefe da DIAB.
Tácio reforçou ainda que a cada ano, as instituições de ensino vêm fortalecendo as ações na área de Educação Ambiental, especialmente com a implantação e realização de ações da Agenda 21 e da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida).
 
PDDE ESCOLA SUSTENTÁVEL
 
No ano que vem, 60 escolas da rede estadual de ensino serão contempladas com recursos do “Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE Escolas Sustentáveis”, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“O programa é um grande avanço para o desenvolvimento das ações ambientais nas escolas. As instituições que já possuem projetos na área agora terão mais condições para fortalecer as ações e dar continuidade as atividades”, avaliou Tácio.
 
O PDDE Escolas Sustentáveis consiste no repasse de recursos financeiros direto para as instituições de ensino, para que promovam ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino, com foco em ações de sustentabilidade ambiental.
 
Por meio deste financiamento, as escolas poderão fortalecer as iniciativas na área de Educação Ambiental, como a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), Agenda 21, aquisição de equipamentos que facilitem o acesso à internet.
Além de material pedagógico como jogos, vídeos, livros e ainda adequações do espaço físico, bem como visitas a locais como museus, zoológicos, áreas protegidas, entre outras ações.  
 

Últimas Postagens