Festa de 1 ano no Melhor Idade
O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou nesta quarta-feira (19), uma festa de comemoração alusiva ao aniversário de um ano de implantação do Viva Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso). O evento foi realizado na própria Unidade e contou com a participação de usuários de todas as unidades que compõem a Rede Viva (Viva Comunidade, Viva Criança e Viva Juventude).
Durante o evento, usuários do Viva Melhor Idade participaram de um desfile, apresentando os serviços oferecidos na Unidade, que incluem atendimentos em saúde, educação, cidadania, além de atividades esportivas e de lazer.
A comemoração contou, também, com a apresentação do coral do Viva Melhor Idade, que interpretou canções populares brasileiras, como “Acorda Maria Bonita”, “Oração do Tempo”, dentre outras canções. Além disso, dois usuários da Unidade dançaram a música “Xote da Alegria”.“Esse é um ano de comemoração, de vidas transformadas, de reestruturação familiar e de muito carinho e dignidade para nossos idosos. E, claro, de muito trabalho pela frente”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
De acordo com o governador do Estado, José de Anchieta o Viva Melhor Idade representa o respeito e compromisso com as pessoas da terceira idade. “Com o Viva estamos tendo a oportunidade de retribuir tudo que essas pessoas já fizeram pelo nosso Estado. Aqui estamos construindo uma nova história para os idosos de Roraima, oferecendo a eles a atenção e carinho que merecem”, falou.
Joana Vilhena (65) é usuária do Viva Melhor Idade há pouco mais de seis meses. Segundo ela, o Viva representa um nova família. “Aqui no Viva Melhor Idade encontrei uma verdadeira família. Quando venho pra cá me sinto muito feliz, pois além de estar cuidando da minha saúde faço amizades, me distraio e o mais importante, me sinto útil”, confessou.
O CENTRO -
O Viva Melhor Idade diversas serviços que contribuem para a qualidade de vida dos mais de 500 usuários atendidos. A Unidade atende idosos a partir de 60 anos promovendo o envelhecimento autônomo, garantindo a inclusão social e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
No Viva Melhor Idade, os usuários têm acesso a aulas de alfabetização, informática, artesanato, dança, música, teatro, cinema, karatê, natação, hidroginástica, Tai Chi Chuan em uma estrutura com área de sete mil metros quadrados, que inclui bloco administrativo, de saúde, almoxarifado, lavanderia, cozinha, refeitório, área de convivência, salas de aula, salas pedagógicas, salas multifuncionais, quadra poliesportiva, pista de caminhada e piscina coberta.
Os usuários são acompanhados por uma equipe formada por mais de 150 profissionais de diversas áreas, como fisioterapia, psicologia, enfermagem, odontologia, geriatria, fonoaudiologia, assistência social, pedagogia, esporte e lazer.
Bolsa Família
O Governo de Roraima, através das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realiza nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h e das 14h às 17h30, uma reunião técnica com representantes dos 15 municípios de Roraima para identificar boas práticas de gestão do programa Bolsa Família, do Governo Federal. O evento será realizado na Escola Estadual de Administração Pública (EMAP), localizada na Rua Pedro Rodrigues, n° 1286, bairro Mecejana.
A reunião contará com a presença de dois técnicos da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC/MDS), que integram a Coordenação Geral do Cadastro Único (CADÚNICO), um banco de dados utilizado em todo o país, que identifica famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos, permitindo o encaminhamento deste público a programas sociais, como o Bolsa Família.
As reuniões acontecem em todo o Brasil, visto que o prazo máximo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) para que os municípios realizem esta atualização e revisão cadastral é até o dia 13 de dezembro. As metodologias que se destacarem farão parte de uma cartilha que incluirá boas práticas de gestão desenvolvidas em diversos estados brasileiros.
ESTADO
Em 11 de novembro de 2011, o governo instituiu por meio de decreto, o Cadastro Social Único (CADSU) e através deste banco de dados, passou a identificar e incluir famílias em situação de vulnerabilidade social, que vivem em Roraima, em programas sociais coordenados pelo Estado. Entre eles, o Crédito Social, Cuidar, Cidadão do Futuro, entre outros. Atualmente, o CADSU possui em média 65 mil famílias cadastradas.