00:00:00

AIDS/Roraima

Aids aumenta e homens são maioria


O Estado de Roraima apresenta um número maior de pessoas vivendo com Aids em 2013, em relação ao mesmo período do ano passado. Dados do Núcleo de Controle às DST/HIV/AIDS, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mostram que no ano passado, foram registrados 105 casos, destes 68 entre homens e 37 entre mulheres, e de janeiro até agora já são112 casos, destes 73 homens e 39 mulheres.
 
Com a proposta de ampliação de diagnóstico, redução da mortalidade por Aids, redução da sífilis congênita entre outros indicadores pactuados pelo Estado, a equipe do Núcleo estará promovendo a Oficina de Planejamento para 2014, nos dias 21 e 22,quinta e sexta-feiras de novembro. O evento será no auditório da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
A oficina conta com a participação de representantes do Departamento Nacional de DST/HIV/AIDS, gestores municipais, profissionais de saúde, representantes da Sociedade Civil Organizada e representantes de instancias de controle social.
 
Segundo Laura, os dados mostram que a maioria dos homens notificados está na faixa etária entre 20 e 49 anos, que não sabem quando tiveram a sorologia positiva para o HIV. Ao indagar acerca dos motivos deste dado, ela citou alguns comportamentos de risco, como as relações sexuais com múltiplos parceiros, as relações familiares independentes, o uso indevido de drogas licitas e ilícitas, entre outras. “Contudo, hoje se considera que não existe grupos de riscos e sim comportamentos de risco, onde o melhor remédio ainda a prevenção, renovação de atitudes e a responsabilização consigo e com o outro”, classificou.
 
A gerente disse ainda que o encontro vai definir estratégias para o enfrentamento às epidemias de acordo com a novas formas de financiamento definido pelo Ministério da Saúde, de acordo com o perfil epidemiológico do Estado, as diretrizes ministeriais e o financiamento definido para o Estado. “Esperamos melhorar a cobertura desde ao processo de conscientização até a identificação de grupos específicos, para formar um Plano de Ação que possa surtir efeito e médio prazo”, garante.
 
CASOS
 
Conforme dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Agravos Notificados no Estado de Roraima desde 1998 a 2013, foram notificados 1.293 casos de Aids. Deste total são 848 homens, 445 mulheres e 23 casos em crianças. De 2007 a 2013, foram registrados 200 casos de óbitos por Aids.
 
No Estado, o acompanhamento das pessoas que são sorologicamente positivas para o HIV e pessoas vivendo com Aids é realizado no Serviço Ambulatorial Especializado - SAE, que funciona nas dependências do Hospital Coronel Mota, onde os pacientes são acolhidos por uma equipe de multiprofissionais em saúde, além de cuidar com toda e Rede SUS/RR e SUAS/RR.

Últimas Postagens