“Homem Agora é a sua Vez de cuidar da sua Saúde”. Este é o tema da palestra que o médico urologista Mário Maciel Jr, fará no Plenarinho Deputado Valério Magalhães da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) no dia 27 deste mês a partir das 09 horas, a respeito da Saúde do Homem.
A palestra faz parte da campanha Novembro Azul, mês em que são realizadas campanhas sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata, e tem o apoio do presidente da Casa, deputado Chico Guerra (Pros) e demais integrantes da Mesa Diretora, e será destinada a todos os servidores do Poder Legislativo.
Na oportunidade o urologista irá abordar as principais doenças que acometem à Saúde do Homem, dentre elas, a próstata (sintomas e as modalidades de tratamento), hiperplasia benigna da próstata (HBP); disfunção erétil (sexual); infecção urinária; litíase urinária (pedra nos rins), e o que o homem precisa saber a respeito do câncer de próstata.
Na visão de Mário Maciel, os homens não possuem o hábito de visitarem seu médico urologista periodicamente. O fator mais evidente para não se cuidarem é o machismo.
“Os estudos demonstram que as mulheres visitam 76% mais os médicos comparados com os homens” ressaltou o urologista que tem doutorado e mestrado pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp (SP).
Segundo o médico o fator mais simples e importante para mudar esse cenário é a informação e esta é a maneira que encontramos para semear essa sensibilização no público masculino.
Acima dos 50 anos
O câncer de próstata é uma doença exclusivamente masculina, atingindo homens acima dos 50 anos de idade. De acordo com dados de estudos epidemiológicos, este é o tumor mais comum em homens.
No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comuns entre os homens brasileiros (fica atrás do câncer de pele). Estima-se que 60.180 homens foram diagnosticados com câncer de próstata em 2012 (fonte: Instituto Nacional do Câncer – Inca).Sua incidência varia de acordo com a região do mundo, entretanto, estudos indicam que, no geral, os números de casos de tumor de próstata têm aumentado.
Dados de 2003 do Ministério da Saúde revelaram que as maiores taxas anuais de câncer de próstata no Brasil por 100 mil habitantes são do Distrito Federal (112,1), Goiânia (99,3) e São Paulo (86,4). Estima-se que cerca de 400 mil homens entre 45 e 75 anos no país possuam a doença, mas ainda não sabem.