00:00:00

Seminário

Roraima discute com outros três estados atenção obstétrica e neonatal.


Estados dão atenção à mulher
 
Participam profissionais de Roraima, Piauí, Tocantins e Pará
Profissionais do Hospital Materno-infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) vão participar nesta semana, do Seminário de Boas Práticas Obstétricas e Neonatais. A programação inicia nesta quarta-feira, 20, com abertura às 19h, no auditório do Hotel Aipana Plaza, no Centro. O evento segue até a sexta-feira, 22, no mesmo local, em horário comercial.
 
Segundo Ana carolina Brito, diretora-geral do HMI, o evento tem objetivo de promover a qualificação da atenção obstétrica e neonatal das maternidades que participam das ações estratégicas de redução da morte materna, iniciar o processo de vivência como Centro de Apoio do Ministério da Saúde, nas ações de obstetrícia e neonatologia, contribuir para a qualificação da equipe na atenção obstétrica e neonatal, reconhecer e tornar público experiências exitosas dos serviços e favorecer a troca de experiências entre os profissionais da área de saúde.
 
O seminário vai reunir cerca de 30 profissionais de Roraima, entre médicos obstetras, enfermeiros obstetras, médicos neonatologistas, fisioterapeutas, integrantes da Coordenação Indígena que atua junto à população indígena no HMI, e representantes dos Núcleos de Saúde da Criança e de Saúde da Mulher, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Devem participar também profissionais dos estados de Tocantins, Piauí e Pará.
 
Pela programação, devem acontecer conferências sobre a assistência materno-infantil, desafios do SUS, exposição e discussão sobre o modelo de atenção obstétrica e neonatal, atenção à saúde no contexto e diversidade étcnico-cultural dos povos indígenas, oficinas de boas práticas e formalização do plano de ação das maternidades envolvidas no processo de avaliação pelo Ministério da Saúde. A programação encerra com a apresentação cultural da dança do parixara.
 
CENTRO DE APOIO
 
O seminário faz parte do processo de formação das seis maternidades candidatas a Centro de Apoio ao Desenvolvimento de Boas Práticas de Atenção Obstétrica e Neonatal. O MS visitou dezesseis estados brasileiros e o HMI foi escolhido em 2013, pelo trabalho desenvolvido referente às ações em obstetrícia e neonatologia, incluindo as ações de parto humanizado, como as visitas da família à unidade e o Método Canguru. O HMI será avaliado até dezembro de 2014, quando concluíra todo o cronograma de ações estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
 
MÓDULOS
 
Outra ação que faz parte do processo de avaliação do HMI é a realização de encontros clínicos sobre Boas Práticas Obstétricas e Neonatais, exclusivamente para profissionais de Roraima. 
 
O primeiro módulo reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais, no mês de outubro. O segundo módulo já está marcado para dezembro, de 2013, e o terceiro e o quarto módulos deverão ser realizados em abril e julho, respectivamente.

Últimas Postagens