80 câmeras nas ruas de BV
Desde a última sexta-feira, 15, a Secretaria de Segurança Pública de Roraima, deu início ao processo de instalação das câmeras de monitoramento em Boa Vista. Serão instaladas inicialmente 80 câmeras na cidade, em pontos considerados estratégicos para o Sistema de Segurança Pública.
De acordo com o secretário Francisco Sá Cavalcante, o projeto é importante, mas não é a solução milagrosa para os problemas de segurança. Explica que trata-se de uma ferramenta de apoio ao trabalho policial, potencializando as ações de vigilância.
Ainda segundo o secretário, a previsão é de que até o dia 20 de dezembro Boa Vista esteja trabalhando com o sistema de vídeomonitoramento completo.
As imagens monitoradas serão compartilhadas com as instituições de Segurança, auxiliando na identificação de criminosos e no trabalho investigativo.
"Temos exemplos, no Amazonas, onde atuei como secretário de Segurança, que nos locais em que foram instaladas as câmeras de monitoramento as estatísticas apontaram redução criminal", disse.
Cavalcante observa que o processo de implantação desse projeto foi demorado em Roraima por falta de mão de obra qualificada.
"O que era para ser um processo rápido, tornou-se muito longo por falta de empresa especializada para a implantação das câmeras. Inicialmente foi instalada uma rede de fibra ótica, em forma de anel, interligando todas as unidades de Segurança da Capital. Pelo menos três licitações foram fracassadas e há três meses aderimos a uma ata de registro de preços, pelo Estado do Ceará e a empresa ganhadora é de São Paulo e começou os trabalhos em Boa Vista", disse.
O secretário informou que foram instalados aproximadamente 80 quilômetros de fibra ótica em Boa Vista. Disse que são inúmeras as vantagens do uso da fibra ótica, como a total imunidade as interferências eletromagnéticas; dimensões reduzidas; segurança no tráfego de informações; segurança no tráfego de informações; maiores distâncias dos enlaces de transmissões e altíssima capacidade de transmissão.
"Estão sendo colocadas as caixas herméticas e os suportes e em seguida as câmeras serão instaladas. Depois será montada a sala de monitoramento no prédio da SESP, no Centro Integrado de Operações de Segurança, CIOPS e realizada a interligação entre as câmeras, que passa a monitorar pontos importantes de Boa Vista", disse.
CRACK É POSSÍVEL VENCER
O secretário informou que por meio do Programa "Crack, é possível vencer", do Governo Federal, serão instaladas mais 21 câmeras de monitoramento com cobertura de três quilômetros quadrado em três praças da Zona Oeste de Boa Vista.
Disse que um micro-ônibus será utilizado como central de monitoramento e vai receber o sinal das câmeras fixas instaladas nas praças e mais uma câmera instalada no micro-ônibus que fará o monitoramento de 360 graus nos locais que se posicionar.
As câmeras fixas serão instaladas na Praça Mané Garrincha, Praça do Cambará e Praça Germano Sampaio.
"É mais um reforço para a Segurança Pública do Estado. Neste trabalho especificamente o monitoramento será feito por guardas municipais, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito. Teremos quatro viaturas para atender as ocorrências específicas, sendo dois carros e duas motocicletas, a serem utilizadas pela Polícia Militar, a partir do momento em que forem acionados pela Central de Monitoramento", informou.