Miss Mulher Rural escolhida
A programação do 4° Encontro de Mulheres Rurais foi encerrada, nesta quinta-feira (14), com a escolha da miss mulher rural 2013. O concurso, realizado na quadra da Escola Estadual Severino Cavalcante, localizada no bairro Pintolândia, em Boa vista, teve a participação de 30 candidatas, sendo duas representantes de cada município do Estado. O título ficou com Joana Coelho, de Rorainópolis, em segundo lugar, Eva de Medeiros, de São Luiz do Anauá e em terceiro, Luzia dos Santos, de Mucajaí.
A festa continuou com apresentações culturais. O Encontro, idealizado pelas secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) incluiu, durante toda a semana, uma extensa programação, com palestras educativas, cursos e oficinas de capacitação, atendimentos em saúde, estética e beleza, entre outras atividades. “Este ano superarmos as nossas expectativas e metas. Cerca de 1.200 mulheres participaram do evento e conseguimos, com a ajuda dos nossos parceiros, realizar o melhor de todos os encontros das mulheres rurais até o momento”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
De acordo com o governador, José de Anchieta o Mulheres Rurais representa o compromisso e carinho com as mulheres agricultoras de Roraima. “Toda programação do Encontro foi elaborada pensando nas necessidades e anseios de cada agricultora do nosso Estado, reunindo em um único local, vários serviços, como forma de demonstrar o nosso respeito com as mulheres rurais dos 15 municípios de Roraima”, falou.
Alexandra Barbosa, moradora de Samaúma, município de Mucajaí participou pela primeira vez do Encontro e ficou satisfeita com a experiência. “Achei o Encontro inesquecível e me arrependo de não ter participado das edições anteriores. Levo daqui muito aprendizado, novas amizades e a certeza de que no próximo ano vou garantir a minha participação novamente”, ressaltou.
De terça (12) à quinta-feira (14) foram realizados 1.840 atendimentos em saúde nas áreas de ginecologia, dermatologia, oftalmologia, cardiologia, ortopedia, pediatria, endocrinologia e odontologia. Além disso, quase 2 mil mulheres participaram de cursos, palestras e oficinas de capacitação.
Foram ofertadas oficinas com lições teóricas e práticas sobre o preparo e manuseio correto de alimentos, confecção de produtos em EVA, produção de artigos de decoração natalinos, decoração e cortes especiais em frutas e legumes e artesanato de origami.
O Encontro incluiu palestras que abordaram temas variados, como licenciamento ambiental, aproveitamento integral de alimentos, tratos culturais de fruteiras em pomares domésticos, saúde da mulher e empreendedorismo rural. A programação será encerrada, nesta sexta-feira (15), com um café da manhã especial. Após isso, as delegações de todos os municípios retornam às suas localidades de origem.
CARTA DAS MULHERES RURAIS
A 4ª edição do Encontro de Mulheres Rurais proporcionou às participantes um momento ímpar. Elas tiveram a oportunidade de conversar, pessoalmente, com secretários de todas as pastas do Estado e fazerem solicitações de acordo com suas necessidades.
As demandas surgidas fazem parte de um novo método de elaborar a Carta de Roraima, que consiste em um documento com as solicitações vindas das mulheres rurais.