00:00:00

Saúde do Homem

Sesau alerta trabalhadores sobre doenças crônicas não transmissíveis.


Cuidar melhor do homem
 
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), através da Coordenação Geral da Atenção Básica, vem buscando a cada dia, fortalecer a Política Estadual de Atenção Integrada à Saúde do Homem. Nesta quinta-feira,14, por exemplo, através da parceira com uma empresa privada no ramo de construção, a coordenação realizou uma programação externa, voltada para os trabalhadores empresariais e colaboradores da empresa CNT Engenharia Ltda.. A ação marcou o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes. 
Segundo Maria Liduína Camêlo Melo, gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem, essas parcerias são fundamentais para o fortalecimento da política estadual. Na programação vai ter palestras sobre DSTs, Hepatite B e Sífilis Congênita, e Doenças Crônicas Não Transmissíveis como Diabetes e Hipertensão e a importância da prática de exercícios físicos e alimentação saudável
 
Também serão distribuídos folderes e preservativos. “Em 2013, a coordenação sempre vem atuando com parcerias para fortalecer a implementação da saúde do homem. Atividades como esta servem para alertar cada vez mais a sociedade sobre os cuidados que devem ser seguidos diariamente, principalmente pelos homens para que eles mudem a cultura de que só devem procurar o médico quando já estão com a patologia, o que não é bom para ele e para a própria família”, finalizou Liduína.
 
atividades são direcionadas para colaboradores e familiares e espera-se que desta forma o maior número de pessoas possa conhecer e buscar os serviços oferecidos pela Política Estadual de Atenção Integrada da Saúde do Homem.
 
PLANEJAMENTO FAMILIAR
 
O Centro de Referência de Saúde da Mulher oferece, de forma gratuita, o serviço de Planejamento Familiar. Segundo Wilma Barbosa dos Santos, diretora da unidade, desde 2004, quando foi inaugurada, o serviço é oferecido às famílias. Para ter acesso é preciso assistir à uma palestra sobre os métodos contraceptivos, disponíveis no programa, que são: Diu, Laqueadura e Vasectomia.
 
Wilma esclarece que o programa é voltado às famílias que não querem mais ter filhos ou aqueles que desejam ter de forma planejada. A palestra dura em torno de uma hora, e cada família pode tirar dúvidas sobre os contraceptivos, desde os critérios para realização dos procedimentos, vantagens e desvantagens.
 
Além da palestra, são feitas consultas com a equipe multidisciplinar, que inclui a parte psicológica e assistência social. Após 60 dias, o casal é encaminhado para o procedimento cirúrgico (no caso do homem, a vasectomia é feita na própria unidade e a da mulher, a laqueadura é feita na maternidade). “São disponibilizados todos os exames clínicos para os homens e ultrassom e preventivo para as mulheres, de forma que o interessado esteja apto para o procedimento e esse período de 60 dias é dado para que eles possam ter certeza da decisão e não se arrependam no futuro”, esclareceu Wilma. O Programa de Planejamento Familiar assegura todas as consultas com os médicos especialistas para o pré e pós-operatório.

Últimas Postagens