00:00:00

Segurança Pública

Instituições de Segurança Pública apresentam resultados de ações no GGI.


Ações para melhorar sistema
 
Todos os representantes das Instituições de Segurança Pública que atuam em Roraima, participaram durante a tarde desta quarta-feira, 13, da 39ª Reunião Extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que foi presidida pelo vice-governador Chico Rodrigues. Na pauta foram apresentadas as ações que vêm sendo executadas para melhorar a segurança pública na Capital e no Interior. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões da Secretaria de Segurança Pública (SESP).
 
Participaram o secretário de Segurança, Francisco Sá Cavalcante e diretores de Departamentos da Instituição, o comandante da PM, coronel Edison Prola e oficiais da corporação, o delegado geral em exercício, Luciano Silvestre com uma equipe de diretores da Polícia Civil, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leocádio Vasconcelos e uma equipe de oficiais, o secretário de Justiça e Cidadania, coronel Waney Vieira, o inspetor geral da Polícia Rodoviária Federal, Reginaldo Conrado, o Superintende da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Jônio Lúcio Barbosa da Costa, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito, Edgilson Dantas, o diretor da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, Paulo Sérgio, o superintendente da Receita Federal Omar Rubin, representantes do Exército, da Aeronáutica e da Guarda Civil Municipal.
 
O vice governador, Chico Rodrigues destacou a importância do GGI e enfatizou a participação de representantes das instituições ligadas ao Sistema de Segurança do Estado.
 
Disse que o sistema de segurança tem suas deficiências naturais, mas que de uma forma conjuntural tem "dado conta do recado". Observa que o Sistema de Segurança tem procurado se aperfeiçoar e que os investimentos do Enafron vão ampliar a logística de forma que as instituições poderão funcionar melhor.
 
"Temos observado que o empenho de todo o Sistema de  Segurança é o melhor possível e o secretário Sá Cavalcante tem procurado realizar essas reuniões de forma sistêmicas para que as ações sejam mais planejadas e com resultados eficientes. A orientação do Governo é exatamente essa, a unidade das instituições e o fortalecimento do Sistema", disse.
 
Dentre as discussões do colegiado, foram apresentadas as ações desencadeadas no Estado pela Estratégia Nacional de Segurança na Fronteira (Enafron).
 
"O fortalecimento da Segurança na Fronteira é uma premissa do Governo Federal. Estamos recebendo recursos para estruturar os municípios fronteiriços de Roraima que prevê a reforma nos destacamentos da Polícia Militar, aquisição de viaturas, dois scanner veicular e outros investimentos", disse Sá Cavalcante.
 
O Plano Estadual de Segurança Pública foi outro ponto debatido e prevê a ação integrada das instituições de Segurança como forma de enfrentamento da violência.
 
"Estamos trabalhando para melhorar a estrutura das instituições de Segurança do Estado, mas são ações que esbarram em burocracias e por isso são mais demoradas. Porém vejo que avançamos e estamos com três delegacias sendo construídas, que é o 1º e 3º DPs na Capital e a Delegacia de Caracaraí. Essas unidades policiais vão trazer uma melhor qualidade no atendimento ao servidor e ao cidadão que precisa dos serviços", disse.
 
Foi apresentado o projeto do Complexo Operacional da Polícia Civil, uma mega estrutura, avaliada em R$ 25 milhões e que vai concentrar 70% das unidades policiais da Capital.
 
O comandante da Polícia Militar, coronel Edison Prola destacou a importância da unidade das forças de segurança em prol do enfrentamento da violência. Disse que a PM tem focado suas metas para combater o crime tanto na Capital, quanto no Interior, otimizando os meios no sentido de aumentar o efetivo policial nas ruas.

Últimas Postagens