Anchieta investe nas vicinais
O Governo de Roraima está investindo neste ano R$ 227 milhões em obras de melhoria de rodovias e de pontes em todas as regiões do estado. Desse total, já foram faturados R$ 82 milhões em contratos, que incluem construção e reconstrução de pontes de madeira, recuperação e asfaltamento de estradas vicinais e contratação de patrulhas mecanizadas para serviços de terraplenagem e manutenção dessas vias.
Apesar da maioria dos estados brasileiros terem sistemas rodoviários baseados na descentralização de políticas públicas, garantida pela Constituição de 1988, com os municípios sendo responsáveis pelas estradas vicinais; em Roraima, o Estado investe em obras em todas as localidades. O objetivo é garantir que, no futuro, as unidades tenham autonomia para manter a infraestrutura necessária para a interiorização do desenvolvimento.
Existem obras em andamento nos 14 municípios do interior, numa soma de 1.548 quilômetros de estradas vicinais e recuperação ou construção de 4.165 metros de pontes de madeira, de acordo com dados da Divisão de Engenharia, Saneamento e Manutenção (Desaman), da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf).
Além das obras em execução, o Estado investe na contratação de patrulhas mecanizadas para auxiliar as prefeituras, com a realização de terraplenagem e manutenção de estradas. Nove dos 14 municípios de Roraima já dispõem desse serviço. As empresas contratadas pelo governo ficarão à disposição das administrações municipais durante um ano, ajudando a manter as condições de tráfego boas e seguras nas vicinais.
De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), engenheiro Edílson Lima, diariamente, a Seinf recebe reivindicações de moradores, de instituições civis organizadas, de parlamentares estaduais e municipais e de prefeitos, solicitando inúmeros serviços. Entre eles, os mais frequentes são: recuperação ou abertura de vicinais e construção de pontes. lson Lima, o es estaduais e municipais e de ual de Infraestrutura de Transportes, diariamente,
Ele explica que o DEIT vai aos locais indicados pelos moradores ou pelas autoridades, faz levantamento dos serviços necessários e a certificação de que não se trata de área indígena ou de preservação ambiental e elabora projetos básicos para execução das obras. Com a maioria da população dos municípios do interior vivendo em área rural, esses trabalhos beneficiam agricultores de todas as regiões do estado e facilitam a prestação dos serviços de saúde e de educação.