Ações capacitam DSEI Yanomami
Entre os dia 18 e 22 de novembro, profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami vão receber informações sobre os cuidados com a pessoa idosa e a saúde do homem. As oficinas serão ministradas pelas profissionais do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Pessoa Idosa e do Núcleo de Saúde do Homem, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O evento será realizado no auditório do DSEI Yanomami, Rua Cecília Brasil nº1043, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
As atividades fazem parte de uma capacitação proposta pelo DSEI Yanomami para abranger áreas específicas de atuação e aprimorar o conhecimento dos profissionais com relação a prevenção e orientação da saúde do idoso, a política de saúde do homem no estado, educação em saúde sobre consumo do álcool e planejamento familiar.
De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Pessoa Idosa, Mária Souza, os profissionais do distrito buscaram o núcleo por sentirem a necessidade de aprofundar o conhecimento a respeito dos cuidados da pessoa idosa na comunidade indígena. “Os conceitos serão adaptados para a realidade da cultura indígena, como por exemplo: ao invés de falar sobre a altura adequada da cama para a pessoa idosa, nós repassamos a altura que a rede deve estar disposta”, explica.
Mária Souza afirma ainda que existem muitas especifidades que devem ser levadas em consideração. “Temos que abordar a questão dos cuidados com relação a quedas por conta dos terrenos desnivelados, e sobre o acesso aos sanitários, que normalmente são fora das malocas (casas), por isto estes profissionais devem sensibilizar os familiares para que tomem os cuidados necessários para a saúde e bem-estar deste idosos”, reitera.
No caso das informações sobre a saúde do homem, a gerente do Núcleo, Maria Liduina Camêlo Melo, ressalta que será descrita a Política Nacional do Saúde do Homem. “Nós vamos falar sobre os eixos temáticos e como é tratada esta política no estado e os profissionais irão trabalhá-la em seus desdobramentos conforme a peculiaridade local”, finaliza.
DSEIs
Segundo o Ministério da Saúde, o DSEI é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena – SasiSUS. Trata-se de um modelo de organização de serviços, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com controle social.
No Brasil são 34 DSEIs divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Além dos DSEIs, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os polos base e as Casas de Saúde Indígena – CASAIS.