00:00:00

Parto Humanizado

Encontro vai definir metas para o parto na Região Norte.


Oficina fortalece humanização 
 
O estado de Roraima vai ter representantes na Oficina Regional sobre Humanização do Parto e Nascimento - Norte, que será realizada, em Manaus, nos dias 11 e 12 de novembro. Com o tema “Tecnologias leves no suporte físico e emocional à mulher grávida, nos serviços de atenção ao parto e nascimento”, o encontro vai reunir representantes de toda a Região Norte, incluindo a Coordenação Geral de Atenção Básica (CGAB), Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Mulher (NAPSM) e o Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Criança (NAPSC), da Secretaria de Saúde (Sesau), além de representantes do Ministério da Saúde.
 
Segundo Ana Nery da Cunha Oliveira, coordenadora-geral de Atenção Básica, essa é a primeira oficina e vai tratar de todo o processo de humanização do parto e nascimento da criança, de forma que sejam discutidas às políticas adotadas em casa estado, e definidas metas para a região Norte.
 
A programação começa na segunda-feira,11, às 9h e segue até às 18h. Na terça-feira,12, será o momento das oficinas, troca de experiência, definição dos projetos a serem executados a partir de 2014. “Vai ser o momento para discutir como é feita a abordagem da gestante, como é feito o recebimento da mãe e da criança, a importância da primeira mamada, como forma de aproximação, através do contato de pele, além da avaliação sobre as ações de incentivo ao parto normal, desde o período expulsivo até o nascimento, e de que forma esse trabalho possa melhorar, garantindo, por exemplo, a diminuição na rejeição”, esclareceu Ana Nery.
 
No encontro os gestores de cada região vão discutir também formas de incentivo de partos normais e de diminuição de cesarianas. “A intenção é fortalecer o parto normal, considerado um ato fisiológico, e diminuir as intervenções cirúrgicas (cesarianas), e com isso diminuir as chances de complicações clínicas durante o processo de parto, finalizou Ana.
 
HUMANIZAÇÃO
 
No Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) são desenvolvidas ações de humanização do parto como: a visita da gestante ao Hospital antes do parto, para garantir a familiaridade com a unidade hospitalar; a presença de um acompanhante (escolhido pela gestante), durante todo o trabalho de parto (normal ou cesária) e pós-parto imediato; além da Carta de Direito dos Usuários do Sus, para que a comunidade saiba dos direitos e deveres garantidos em lei e tenha acesso durante o processo de internação. “Percebemos essa política de atendimento tem proporcionado satisfação e confiança, nas parturientes e na própria família”, esclarece Ana Nery.
 
MÉTODO CANGURU
 
A maternidade foi certificada no primeiro quadrimestre deste ano, pelo Ministério da Saúde, como referência no Método Canguru em Roraima. Com isso, tornou-se a terceira no país a receber o reconhecimento. O método é um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. 
 
A proposta é contribuir na recuperação do bebê que fica internado na UTI Neonatal, além de fortalecer a relação afetiva com os pais. Os resultados têm sido excelentes.
 

Últimas Postagens