00:00:00

Diplomação

Grupo de Intervenção Tática entrega diploma


Os 41 alunos que participaram do Curso de Intervenção Tática (GIT), promovido pela Secretaria da Justiça e da Cidadania (SEJUC/RR) serão diplomados na próxima segunda-feira, 11.11, às 09h, em solenidade que acontece no auditório da Academia de Policia Integrada Coronel Santiago (APICS).
 
O curso, elaborado com o objetivo de capacitar os agentes para o desempenho de missões que exigem especialização e doutrinas táticas, principalmente em casos de crises no interior das Unidades Prisionais, teve a duração de 45 dias, com 340 horas/aula ao todo, divididas em 23 disciplinas específicas.  
 
Dentre as aulas, teóricas e práticas, os alunos aprenderam conceitos relacionados ao enfrentamento em ambientes claustrofóbicos, maneabilidade tática em ambiente prisional, fundamentos de tiro tático, gerenciamento de crise, uso seletivo da força, defesa pessoal, condicionamento físico, dentre outros.
 
Os concludentes tiveram a oportunidade também de receber treinamento de 2 experientes oficiais do XXI Batalhão de Choque da Policia Militar do Distrito Federal, que  vieram ao estado a convite do Governo do Estado e da gestão da Sejuc, especialmente com a missão de repassar conhecimento e dividir experiências com os servidores.
 
Durante 03 dias, Alexandre Ferreira, TC QOPM, Comandante do XXI Batalhão de Choque da PMDF, e Carlos Machado Paim, Major QOPM,  Subcomandante da PMDF  repassaram  aos alunos alguns conceitos teóricos operacionais inerentes ao sistema prisional, tais como a forma ideal de agir em casos de Incidentes Prisionais, como se portar ao realizar revistas, quais os procedimentos a serem efetuados em casos de rebelião, dentre outras disciplinas essenciais para quem trabalha no sistema prisional, principalmente quando em situação de crises e quebra de ordem.
 
Como parte da disciplina prática, os alunos contaram ainda com o apoio de 2 oficiais do Exército, que ministraram, no campo de atividades do 7º Batalhão de Infantaria e Selva, técnicas básicas de rastreamento.
 
Segundo o coordenador do curso, Sandro Augusto Coelho, 1º TN da Policia Militar de Roraima, a partir de agora os agentes que participaram do treinamento estão aptos para atuar eficazmente em ações emergenciais, tais como a retomada do controle e a restauração da ordem em casos de crises e tumultos em unidades prisionais.
 
“O curso ofertado aos alunos exigiu deles um grande esforço e um bom condicionamento físico. O enfoque maior que receberam foi quanto à importância do trabalho em equipe, em se trabalhar com responsabilidade, respeitando e protegendo a si mesmo  e a seu colega. E ainda a pensar e agir em beneficio de todos, para o sucesso da missão” enfatizou  o tenente..
 
Para o Secretário da Sejuc, Coronel QOCPM Waney Vieira, o curso, além de qualificar melhor os servidores, dotando-os de capacidade física e mental para casos que requeiram tato, paciência e inteligência na resolutividade das ações, servirá para proporcionar mais segurança ao Sistema Prisional, bem como à população roraimense.
 
De acordo com Waney, ao ministrar o curso os instrutores enfatizaram a questão do uso da força, do uso de armas de fogo e a proteção de vidas em conformidade  com o que preceitua a legislação vigente, principalmente no que tange aos direitos humanos dos cidadãos.
 
“Capacitar o servidor para os mais diferentes tipos de missão faz parte do compromisso firmado pelo Governo do Estado para com a população. Queremos qualificar esses profissionais para que eles sejam capazes de dar o melhor de si enquanto pessoas a serviço da comunidade, bem como para que tenhamos os melhores profissionais trabalhando e contribuindo com a ordem dentro das Unidades Prisionais, com eficiência, respeito e responsabilidade” ressaltou.
 
 Dos 46 inscritos inicialmente, 41 concluíram o curso, sendo que destes, 06 são mulheres. 
 
Participaram do treinamento, além dos agentes penitenciários, 01 policial militar e 05 guardas municipais.

Últimas Postagens