00:00:00

Imunização

PNI inspeciona salas de vacina dos Municípios


Técnicos do Programa Nacional de Imunização(PNI) realizam durante todo o mês de novembro, a supervisão da Rede de Frios e Salas de Vacina dos municípios do interior de Roraima. O objetivo é verificar se as normas dos Sistemas de Informação de Insumos Estratégicos (SIES/ APIWEB) estão sendo seguidas e as necessidades de cada região, no que se refere ao processo de imunização.
 
Segundo Othon Matos Luz Filho, gerente Estadual do PNI em Roraima, em cada município é aplicado um questionário com perguntas que estão direcionadas à estrutura das sala de vacina e rede de frios (nos municípios que possuem esse espaço).
 
Durante as visitas são verificados como é o preparo das vacinas, a forma de atendimento ao paciente, se é feito o registro de liberação da vacina, através do cartão controle (que deve ser disponibilizado a cada unidade), se a equipe do interior faz visitas aos domicílios para atualizar o cartão vacinal, se a temperatura de armazenamento é ideal, além da verificação na parte elétrica. O recomendado é que a unidade possua um disjuntor individual para sala de imunização.
 
As visitas começaram nesta segunda-feira, 4, nos municípios de Mucajaí, Iracema, Alto Alegre, e pelo cronograma devem ser visitados entre 11 e 14 de novembro, os municípios de Normandia, Cantá (até a região Félix Pinto) e Bonfim. Uiramutã e Pacaraima recebem as equipes entre 18 e 22 de novembro. Os trabalhos encerrarão pelo Sul do Estado, em Caracaraí, Rorainópolis, São João do Baliza, São Luís, Caroebe(até a região de Entre Rios, no período de 25 a 30 de novembro.
 
A ação é feita por uma equipe do PNI, onde participam técnicos de enfermagem, técnicos de informação que tratam especificamente da atualização do SIES/APIWEB. “Trata-se de uma rotina semestral para os coordenadores do interior tirarem dúvidas, de forma que toda a equipe possa ficar atualizada sobre a forma correta de trabalho e com isso pode melhorar a qualidade do trabalho, além de evitar qualquer transtorno em relação ao manuseio durante processo de aplicação dos insumos”, finalizou Matos.
 
Após as visitas serão finalizados os relatórios, onde constarão as recomendações necessárias e as deficiências de cada região. O documento será encaminhado à coordenação de cada município para que sejam supridas as demandas.
 
CAPACITAÇÃO
 
Segundo Matos, está em fase de planejamento um cronograma de capacitação para técnicos, que atuam no processo de imunização nos municípios do interior. O treinamento deve iniciar pela equipe do PNI em Boa Vista. “A proposta é formar multiplicadores, e com isso ter profissionais que façam os cursos nos municípios, de forma contínua”, explicou . 
 
A capacitação deve ser iniciada logo após a disponibilidade, dos novos manuais de vacinação, pelo Ministério da Saúde.

Últimas Postagens