Municípios colherão novos dados
Analistas da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Cprm ( Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), instalaram mais cinco plataformas de coleta de dados nos municípios de Bonfim, Amajari, Pacaraima e Uiramutã. Com estes equipamentos será possível monitoras as condições pluviométricas, de temperatura, pressão e umidade relativa do ar de cada localidade. Com isso será possível disponibilizar as informações exatas que serão empregadas para elaboração do calendário agrícola, de queimadas bem como para subsidiar os produtores rurais para o melhor período para plantio e colheita de safras das diferentes culturas.
Esse projeto está sendo desenvolvido desde o ano de 2011 quando houve a grande cheia dos rios de Roraima. Nesse ano a Agência Nacional de Águas, o Serviço Geológico do Brasil e a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos estabeleceram parceria com a finalidade de instalar e dar manutenção nas plataformas de coleta de dados que captam as informações e transmitem em tempo real aos canais de satélites d Agência que disponibiliza as informações no site da instituição e da sala de controle de situação que funciona na sede da Femarh.
A campanha em questão iniciou dia 21 do mês passado com a instalação da plataforma de coleta de dados do município de Amajari. Lá a localidade escolhida foi a serra do Tequem em função da altitude diferenciada e por ter um pluviômetro manual.
Em seguida a equipe se deslocou até a fronteira com a República Cooperativista da Guyana, próximo à margem do rio Tacutu na localidade conhecida como fazenda Verdum onde foi colocada em funcionamento mais uma plataforma.
O município de Uiramutã recebeu duas Pcd’s. Uma próximo a Rio Maú, na comunidade do Mutum, fronteira com a Guyana. A Segunda plataforma foi instalada no comunidade de Água Fria, oeste do município. Por fim, a quinta plataforma foi colocada no município de Paracaima, na terra indígena de São Marcos, na comunidade Nova Esperança.
A próxima etapa da execução deste convênio deverá contemplar áreas de produção agrícola nos município de Alto Alegre, Bonfim, Boa Vista, Mucajaí e Cantá. Para tanto os técnicos da diretoria de Racursos Hídricos irá aos locais sugeridos a fim de marcar as coordenadas geográficas para a instalação de mais cinco plataformas de coleta de dados.