00:00:00

Radioterapia

Com novo aparelho, Unacon completa ciclo


O serviço prestado pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon) poderá ser ampliado a partir de 2014. Roraima é um dos 22 estados a receber do Ministério da Saúde um dos 80 aceleradores lineares e com isso, passará a ofertar serviço de radioterapia. Hoje é o único serviço que falta para completar o ciclo de tratamento contra o câncer oferecido pela unidade.
 
Segundo Miguel D'Elia, secretário adjunto de saúde da Sesau, os aceleradores lineares são equipamentos de alta tecnologia usados para o tratamento de pessoas com câncer e Roraima foi um dos estados contemplados com base em critérios, como: necessidade global de radioterapia nos estados, número estimado de casos novos anuais de câncer, oferta de serviços existentes e percentuais estaduais de cobertura do sistema de saúde suplementar.
 
Ampliar o serviço de radioterapia é uma das prioridades do Ministério da Saúde. Todo o processo de compra, instalação do equipamento e construção do espaço ficará a cargo do MS, conforme D'Elia. Em Roraima, a unidade vai ser construída em um terreno ao lado do Hospital Geral de Roraima. “Todo o processo de estudo de viabilidade técnica já foi concluído. As próximas etapas agora são o estudo de impacto ambiental e os demais estudos de impacto radioativo, além dos procedimentos necessários em relação ao descarte da forma correta dos produtos químicos”, concluiu.
 
O secretário destaca que com a chegada do equipamento, o serviço prestado na área de oncologia vai melhorar ainda mais, pois depois da instalação e funcionamento do aparelho, não haverá mais a necessidade de deslocamento do paciente para outro estado. Isso vai garantir a possibilidade de ampliação do serviço, evolução na abordagem, além da redução de gastos com despesas de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
 
Os novos aparelhos devem ser instalados no próximo ano, quando as obras de construção ou ampliação serão finalizadas. “Com isso a proposta do Estado é transformar a Unacon em um Centro de Atendimento Oncológico, o que vai possibilitar aumentar a oferta dos serviços e atender a demanda de outros estados da região Norte”, finalizou D'Elia.
 
Em Roraima, a Unacon atende pacientes com suspeita de câncer encaminhados por todas as unidades de saúde, da capital e do interior, incluindo HGR, Policlínica Cosme e Silva, Hospital Coronel Mota e Centro de Referência de Saúde da Mulher (casos de câncer de mama e ginecológico), além das unidades da Atenção Básica em Boa Vista. No entanto, a demanda maior gira em torno de 90% provenientes do HGR e do CRSM, nas especialidades clínicas e cirúrgicas. A unidade atende paciente a partir de 13 anos, e as demandas são referentes à todos os tipos de câncer.
 
Segundo Leonardo Pires, médico oncologista da Unacon, para ter acesso à unidade, o paciente recebe inicialmente o diagnóstico na rede de atenção. Os casos suspeitos são encaminhados à Unacon, para fase de investigação clínica, e os casos confirmados recebem intervenção cirúrgica, após avaliação ambulatorial.
 
A Unacon conta atualmente com cinco médicos oncologistas, que atendem uma média de 30 pacientes por semana, entre homens e mulheres. “São pessoas que necessitam da cirurgia, devido ao grau de complexidade da doença”, concluiu Pires. A outra parte da demanda, refere-se à parte clínica na especialidade de radioterapia, tratada fora do Estado, por meio de TFD. No ano passado, 146 pacientes foram atendidos com TFD e de janeiro até o mês de setembro deste ano, 108.

Últimas Postagens