00:00:00

Segurança Pública

GGI discute ações integradas para novembro e dezembro em RR.


Discussão de novas ações
 
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) esteve reunido durante toda a manhã desta quarta-feira, 06 e discutiu várias ações a serem desencadeadas ainda neste ano em Roraima. Operações integradas de segurança tanto na Capital quanto no Interior, treinamento de policiais que vão operar os scanner veicular e, até a vinda do diretor do Instituto Nacional de Identificação a Roraima, foram pontos discutidos durante o encontro.
 
A reunião foi presidida pelo Secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante. Contou com a presença do delegado geral de Polícia, Jorge Everton Barreto Guimarães, do subcomandante da Polícia Militar, coronel Amaro Júnior, do inspetor geral da Polícia Rodoviária Federal, Reginaldo Conrado, do secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Gerson Moreno, do Superintende da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Jônio Lúcio Barbosa da Costa, do diretor do Departamento Estadual de Trânsito, Edgilson Dantas, o diretor da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, Paulo Sérgio, diretores da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar.
 
O novo delegado geral de Polícia Jorge Everton e o diretor do Detran, Edgilson Dantas, foram apresentados oficialmente aos integrantes do GGI.
 
Dentre as discussões do colegiado, foi apresentada a prestação de contas do esquema montado para garantir a segurança durante a realização das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em Roraima, considerado tranquilo.
 
Entretanto, o secretário Sá Cavalcante solicitou que seja encaminhado documento sugerindo ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) que formalize em nível nacional às Instituições de Segurança, para que os policiais que participem das operações de segurança do ENEM não estejam inscritos no certame.
 
Outra discussão gerou em torno da definição das ações de trabalho integrado entre as Polícias para garantir a segurança nos festejos de São Luiz do Anauá que ocorrem no período de 14 a 17 deste mês e, ainda, dos festejos do Parque de Exposição previstos para o período de 11 a 15 de dezembro.
 
Tendo em vista que Roraima vai ganhar dois scanners veicular, foi acertado que as instituições de Segurança do Estado deverão identificar dentre os servidores, os policiais que preenchem requisitos para operar os equipamentos, dentre os quais possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria C, para que passem por treinamento.
 
Serão 16 policiais designados a operar cada scanner, totalizando 32 homens. O scanner veicular é considerado moderno de alta tecnologia, capaz de detectar a existência de substâncias ilícitas ou de armas no interior dos veículos. Os equipamentos darão suporte às operações de segurança nas fronteiras do Estado. Os profissionais deverão iniciar o treinamento em janeiro de 2014.
 
Em recente reunião técnica de trabalho em Brasília, o secretário Sá Cavalcante disse que esteve com o diretor do Instituto Nacional de Identificação, Brasílio Caldeira Brant, onde foi acertado sua vinda para Roraima ainda neste mês.
 
O objetivo será trabalhar um acordo de cooperação técnica entre Instituto Nacional de Identificação e o Instituto de Identificação de Roraima visando integrar os banco de dados tanto civil quanto criminal das duas instituições.
 
"Para a nossa Polícia Judiciária  será um grande avanço nas investigações criminais, pois disporemos de um grande acervo que facilitará o trabalho na identificação de criminosos e até mesmo evitaremos fraudes, como a que consiste em que pessoas podem utilizar nomes diferentes para pleitear aposentadoria ou outros procedimentos", disse.

Últimas Postagens