00:00:00

Tuberculose

MS faz visita de monitoramento


Integrantes do Ministério da Saúde (MS) estarão em Boa Vista entre os dias 11 e 14 de novembro, para realizar uma visita de monitoramento da gestão do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) no estado. 
A técnica do Núcleo Estadual de Controle da Tuberculose, Elba Lamounier, explica que a visita está sendo realizada nos municípios considerados prioritários nos estados brasileiros. “Em Roraima o município prioritário é Boa Vista, por apresentar maior concentração populacional e consequentemente mais incidência de casos de tuberculose”.
 
Entre 2012 e 2013 foram registrados 266 casos de tuberculose em Roraima, sendo 145 na capital. Ainda conforme a técnica, no monitoramento são observadas as práticas desenvolvidas nas unidades e avaliado qualitativamente o desempenho do trabalho das equipes. “Eles verificam a funcionalidade, a organização e como é realizado o acompanhamento dos pacientes. Faz parte do nosso papel buscar examinar 100% dos casos suspeitos, dar acesso ao paciente e tratá-lo corretamente”, garante.
 
Durante o monitoramento serão realizadas reuniões com os Secretários de Saúde do Estado e do Município e visitas ao Hospital Geral de Roraima ( HGR), Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), às unidades do sistema prisional e a duas Unidades Básicas de Saúde.
 
A visita vai resultar em um relatório contendo as observações e recomendações do MS, que será encaminhado ao Núcleo de Controle de Tuberculose e às unidades de saúde averiguadas.
 
A tuberculose é considerada doença grave, é transmitida pelo ar, e pode atingir a todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. É causada pelo bacilo de Koch, cientificamente chamado de Mycobacterium tuberculosis. Tosse seca há mais de três semanas, suores noturnos, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e febre baixa, principalmente, no fim da tarde são alguns sinais da doença.
 
PREVENÇÃO
 
A prevenção contra a Tuberculose é feita através da vacinação BCG, a busca ativa de casos e tratamento da infecção latente. A busca ativa de casos é a principal atividade destinada a prevenção da doença. 
 
Ela tem a finalidade de identificar precocemente o paciente evitando que infecte familiares e outros indivíduos da comunidade, além de aumentar a probabilidade de um desfecho favorável do caso.

Últimas Postagens