Luciano elogia obra em Normandia
“Obras de infraestrutura, como aterro sanitário são importantes porque se trata de saúde pública”, disse o deputado Luciano Castro (PR/RR), durante a entrega da obra no município de Normandia. A solenidade foi realizada na manhã da última sexta-feira (01), com a presença do prefeito, Jairo Araújo (PSDB); da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Neila Araújo; da secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gomes; além dos demais secretários municipais e a comunidade de Normandia, que prestigiou o evento.
Segundo o prefeito Jairo, o aterro sanitário foi construído no momento oportuno, já que o município foi multado, devido às condições do lixão a céu aberto que ficava perto da sede e prejudicava os moradores e o meio ambiente, principalmente por causa do mau cheiro. “O próximo passo é trabalhar e concientizar os moradores em relação à coleta seletiva e esse trabalho já começou nas salas de aula. Estamos contando com as secretarias de Educação, Obras e Meio Ambiente para implantarmos aqui a coleta seletiva de lixo da cidade, mas precisamos conscientizar as pessoas sobre a importância desse tipo de trabalho para todos.”
A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gomes destacou que o aterro vai abrigar uma pequena cooperativa que por meio de parceria com uma empresa de Manaus, vai receber equipamentos para reciclar o lixo. O material produzido será enviado para a capital do Amazonas. “Antes de inaugurar a obra pensamos em como usar o aterro da melhor forma possível. Foi então que veio a ideia da mini cooperativa. Ela será composta por cinco pessoas da comunidade. Esse trabalho, em parceria com a cidade de Manaus, vai ajudar no destino correto do lixo produzido aqui. Só temos a agradecer ao deputado Luciano Castro, que tornou essa obra possível", disse Cristiane.
De acordo com a orientação do Governo Federal, até o ano de 2015 os municípios devem construir aterros sanitários em suas sedes. Caso contrário, ficarão impedidos de receber recursos. Mas, há casos onde adequar-se a determinação é um desafio. Em Roraima, por exemplo, existem cidades que são construídas dentro de áreas demarcadas e terras indígenas, como é o caso de Normandia, Uiramutã e Pacaraima. Segundo as autoridades, isso dificulta a realização de obras.
Com a sede localizada dentro da área Raposa Serra do Sol, a cidade de Normandia só conseguiu espaço para a construção do aterro porque teve o consentimento de indígenas e não indígenas. Os recursos para a execução do aterro foram alocados pelo deputado Luciano Castro (PR/RR), através de emenda individual do parlamentar. Durante a solenidade, ele destacou a importância da obra para a comunidade e orientou o prefeito a incentivar o cultivo de pés de eucalipto em volta do aterro que, segundo ele, ajudam a amenizar o odor que pode ser exalado do aterro sanitário.
“Aqui em Normandia a coleta de lixo é feita por tratores e caçambas. Agora com esse aterro, que pode ter vida útil de 20 anos, o lixo poderá ter um destino correto e a mini cooperativa vai gerar mais emprego e renda. A coleta seletiva do lixo vai propiciar um ótimo trabalho de conscientização e dar o sinal verde junto ao Governo Federal para se trazer mais recursos para obras urgentes em Normandia”, disse Luciano Castro.
Ao se dirigir à comunidade, o deputado falou também sobre o compromisso com o município e informou que está preparando um projeto, que será licitado para asfaltar a BR 401 até Normandia, e que irá disponibilizar recursos para a ponte. Além disso, antecipou que a obra deve aumentar o platô. “Esses recursos serão alocados em caráter de urgência, mas ainda este ano vamos recapear a avenida principal da cidade. Este projeto já está mais adiantado, inclusive, o asfalto deve chegar além de Normandia. Outros municípios também serão beneficiados pois receberão recursos para recuperar ruas e avenidas”, concluiu o parlamentar.