61 escolas serão recuperadas
O Governo de Roraima contratou empresa especializada para execução de manutenção preventiva e corretiva em prédios das escolas estaduais da Capital. A contratação do serviço foi solicitada pela Secretaria de Estado de Educação e Desportos (SEED), com a finalidade de reduzir o tempo de espera por reparos de pequeno porte nas unidades educacionais.
Durante 12 meses, a empresa Amâncio da Silva e Companhia Ltda. será responsável pela realização dos serviços nas 61 escolas da rede estadual em Boa Vista, beneficiando 46 mil estudantes. O valor investido no contrato é de R$ 1,6 milhão.
“Devido à morosidade do processo para realização de reforma, objetivando atender rapidamente as escolas com serviços que não têm custo muito alto, a opção foi contratar empresa para manutenção das unidades”, explicou o diretor do Departamento Estadual de Engenharia e Obras (DEO), engenheiro Gregório Almeida.
Segundo ele, desde a elaboração do projeto básico até a realização do processo de licitação e contratação de empresa para fazer reformas em prédios públicos são necessários no mínimo seis meses. Além da espera que gera desconforto e reclamações da comunidade escolar, o diretor do DEO ressalta que a contratação de empresa para manutenção preventiva e corretiva de unidades educacionais tem benefícios vantajosos em relação aos custos.
“Reformas exigem grandes investimentos, a maioria ultrapassa os R$ 100 mil. Com a correção imediata de problemas que podem se agravar ao longo do tempo, serão evitados gastos maiores no futuro. Além disso, por meio do serviço de manutenção, possibilitamos a continuidade do funcionamento das escolas, evitando prejuízos no andamento do ano letivo”, ressalta.
Ele esclarece que os serviços a serem realizados são considerados pequenos e exemplifica: “conserto de ventilador quebrado, de central de ar que precisa de um cabo para funcionar, troca de uma pia quebrada no banheiro, de luminárias que não estão acendendo”. Tudo isso está incluso no contrato de serviços. Nesses casos, a empresa se encarregará de fazer a troca dos equipamentos e todo o processo será acompanhado por um técnico da SEED.
O contrato prevê o pagamento da mão de obra que a empresa contratará e deixará à disposição durante um ano. O material a ser comprado para troca corresponde a 40% do valor contratado. Nos casos de substituição de equipamentos danificados, a empresa vai comprar e posteriormente apresentar nota fiscal ao Departamento Estadual de Engenharia e Arquitetura (DAE), que se encarregará de avaliar se o valor pago é coerente com o índice de preço de obras públicas e liberar o pagamento.
De acordo com o diretor do DEO, as escolas do interior também serão beneficiadas. Já está em andamento o processo de licitação para contratação da empresa que ficará responsável por serviços de manutenção das 319 unidades educacionais localizadas nos 14 municípios do interior, sendo 248 em áreas indígenas.