RR quer reduzir mais os casos
Até o momento a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde(CGVS), por meio do Núcleo Estadual de Controle da Malária, registra pouco mais de 6.600 casos de malária, em todo o estado, número considerado aceitável, se comparado aos 8.300 registrados em todo o ano de 2012.
Para ter a garantia de que os dados estão sendo arquivados de forma correta, o núcleo está realizando capacitação de informação do Sistema de Informação da Malária (Sivec). O encontro iniciou nesta segunda-feira, (4), e segue até sexta-feira, (8), no auditório do Ministério da Saúde, na avenida Santos Dumont, no bairro São Francisco, no período da manhã e tarde.
Segundo Jonas Monteiro de Souza, gerente do Núcleo de Controle de Malária, o encontro reúne técnicos digitadores de informação dos quinze municípios de Roraima. A intenção é melhorar o sistema de captação dos dados em Roraima, já que alguns dos servidores participam pela primeira vez.
O encontro serve ainda para aprimorar os conhecimentos do digitadores que alimentam o sistema, além de atualizar o sistema, que vai servir de base para as futuras decisões de controle da malária nos municípios.“ É fundamental que as informações sejam atualizadas de forma correta para que o sistema seja confiável, e com isso o poder de decisão fique maior e mais eficaz”, explicou.
Monteiro esclareceu ainda que o curso é ministrado por técnicos do Núcleo de Controle da Malária do Estado e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Para ele, essas parcerias são sempre produtivas, pois é necessário esse trabalho conjunto, a troca de experiência, para que o trabalho possa ser ampliado cada vez mais e de maneira mais qualificada.
DIA MALÁRIA
Na próxima quarta-feira,(6), se discute em todo o país, a Política Nacional de Controle e Prevenção da Malária. Em Roraima a coordenação estadual avalia os registros de forma positiva até agora, com a confirmação de apenas 6.655 casos de janeiro a novembro, número menor do que o registrado em todo o ano de 2013, que fechou em 8.300 em todo o Estado.
SIVEP
O Sistema de Informação da Malária (Sivep) é uma ferramenta criada pelo Ministério da Saúde, em 2003, e implantada em todos os estados. Trata-se de um programa que repassa todas as informações diárias, semanais, mensais e anuais sobre casos de malária, número de notificações, registros, casos confirmados, tipos de malária, municípios com maior e menor incidências e até mesmo faixa etária das pessoas que adoecem durante o ano.
Antes as coordenações utilizavam o sistema Sismal, que era considerado regular, pois as informações eram limitadas, e a agora com o novo sistema o acesso ficou ampliado e com informações atualizadas frequentemente.