00:00:00

ALE-RR/Mulher

Centro de Apoio às Câmaras faz ação com CHAME no município do Cantá.


Cantá em defesa das mulheres 
 
O município do Cantá receberá no próximo dia 23, os técnicos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), através do Centro de Apoio às Câmaras (CAC), que levará a equipe do CHAME – Centro Humanitário de Apoio à Mulher – para um dia de palestra e atendimento ao público nas áreas jurídica, psicológica e social.
 
A decisão para esse dia de ação social no Cantá ocorreu nesta segunda-feira, 4, em reunião na ALE/RR proporcionada pelo CAC, que contou com representantes do CHAME, do Cerimonial e da Câmara Municipal do Cantá, e a presença das vereadoras Fernanda Silva Cuvina e Josélia Maria Costa e Silva.
 
A ação social desse dia 23, em defesa às mulheres no Cantá, só está sendo possível justamente devido à assinatura do Termo de Cooperação Técnica da ALE/RR com a Câmara Municipal do Cantá, que aconteceu em junho deste ano, onde ficou acertado a participação do CHAME naquele município.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chico Guerra afirma que essas parcerias com os municípios tem sido possível devido ao trabalho do CAC, “que foi criado para isto, e assim, tem podido aproximar o legislativo do Interior com a ALE, e nisto quem ganha é a população”, destaca.
 
Para o dia 23, um sábado, a abertura do evento que é dedicado às mulheres, acontecerá na Câmara Municipal do Cantá. Após isto será iniciado o ciclo de palestras e atendimento junto ao público.
O coordenador do CAC, Fernando Heder, destaca que a Câmara do Cantá sai na frente com esse tipo de programação, que contando com a parceria da ALE, “esta que oferece todo o apoio estrutural às Câmaras Municipais para ações desse tipo, bem como outros programas sociais importantes para o debate e a conscientização da população”.
 
Marília Pinto, coordenadora do CHAME, diz que essas parcerias entre os poderes legislativos, especificamente esta do Cantá resulta em uma maior propagação do papel da mulher na sociedade, bem como no combate contra a violência sofrida por elas, já que os casos de violência doméstica no Interior são alarmantes.
 
Para tanto, Marília sugere que a Câmara Municipal do Cantá possa elaborar um cronograma de ações para que CHAME esteja visitando o município todo mês. “É bom que se ressalte que nesses eventos direcionados às mulheres, a participação dos homens também é importante, bem como das autoridades do município, entre elas policiais, e o próprio delegado, para que todos possam ter uma maior participação e conscientização sobre esse trabalho em prol da mulher”, disse.
 
O CHAME levará para o Cantá sua equipe com advogados, psicólogos e assistentes sociais, que poderão tratar sobre casos de gravidez precoce, drogas, agressão à mulher, direitos e deveres, entre outros pontos. A Polícia Militar também participará do evento, com efetivo da Casa Militar da ALE/RR.
Mais informações com as vereadoras do Cantá, Fernanda Cuvina (9124-3196) e  Josélia Silva (9145-1942).

Últimas Postagens