00:00:00

Polícia Civil

Delegado Geral toma posse e garante que vai fazer uma “gestão participativa”.


Anchieta dá posse a Everton
 
O novo delegado geral da Polícia Civil, Jorge Everton Barreto Guimarães, nomeado no dia 28 de outubro, foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 04, pelo governador José de Anchieta, numa solenidade simples, mas que contou com a presença de várias autoridades e representantes de todas as categorias da Instituição. O “clímax” da reunião foi quando o governador anunciou para esta primeira quinzena de novembro a promoção de todas as categorias da Polícia Civil e posteriormente um estudo para um novo concurso público.
 
A solenidade aconteceu no auditório da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS). “Gestão participativa” será a forma que o novo chefe da Polícia Civil pretende trabalhar.
 
O delegado geral é bacharel em direito, com pós-graduação em Gestão Estratégica em Segurança Pública - CSP, ministrado pela Academia de Polícia Civil do Estado de Sergipe em convênio com a Universidade Federal de Sergipe; pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal, ministrado pela Faculdade de Sergipe – FASE. Foi agente de Polícia Civil de carreira em Sergipe, onde também assumiu a função de delegado comissionado. Passou no concurso público em Roraima para o cargo de delegado, tendo assumido em 19 de julho de 2004.
 
Desde então chefiou o 2º Distrito Policial, foi diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI), diretor do Departamento de Operações Especiais (DOPES), delegado titular do Município de Mucajaí, diretor da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, diretor da Região Norte da AND (Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito) e diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Roraima (DETRAN).
 
“É uma honra hoje assumir o cargo de delegado geral da Polícia Civil. Ao longo da minha vida profissional eu me preparei para este momento”, disse Jorge Everton.
 
Ao falar de suas metas de trabalho, o novo delegado geral destacou a importância da gestão participativa. Disse que, juntamente com todos os diretores, fará um diagnóstico da atual situação da Polícia Civil visitando cada unidade Policial na Capital e no Interior.
 
“Eu tenho que dar condições para que o policial que está na ponta, na delegacia, tenha condições de poder fazer um trabalho bem feito. Temos excelentes trabalhos sendo realizados na Polícia Civil. Recentemente quadrilhas de criminosos do amazonas que estavam agindo aqui foram desarticuladas pela Polícia Civil. Os crimes estão sendo elucidados. A Delegacia Geral de Homicídios é considerada uma das melhores do Brasil em termos de investigação e elucidação de crime. Nós temos uma Polícia Civil boa e atuante. O que precisamos é dar mais condições”, observou.
 
Jorge Everton destacou que serão entregues mais viaturas e armamentos à Polícia Civil e promovidas melhoras na estrutura das delegacias de Polícia.
 
“Precisamos também pensar no servidor, priorizar ações voltadas a eles, de forma que possamos ter condições de oxigenar e estimular o trabalho. Uma das metas é realizar a promoção. Ficou acertado com o governador de que iríamos encaminhar até a primeira quinzena do mês o projeto de Lei para Assembleia Legislativa do Estado que prevê a promoção de todas as categorias da Polícia Civil”, disse.
 
Ainda segundo o delegado geral, a partir da promoção, a meta é ter condições de fazer um novo concurso público para a Polícia Civil.
 
“É necessário. O último concurso da Polícia Civil ocorreu em 2003 e tomamos posse em 2004. Dos 119 delegados que tomaram posse, restaram 73, então precisamos fazer concurso para todas as categorias a fim de oxigenar e dar melhores condições para que a sociedade tenha um atendimento melhor na unidade policial. Esse é o nosso papel. É o que pretendemos fazer e estamos com o apoio do governador Anchieta para desenvolver este trabalho”, assegurou.
 
O secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, destacou o trabalho realizado pelo delegado Fernando Olegário à frente da Delegacia Geral de Polícia. Disse que ele deu uma grande contribuição ao trabalho da Polícia Civil e que continuará contribuindo como delegado de Polícia. Destacou que o atual delegado geral atuou em cargos estratégicos do Sistema de Segurança Pública e que “com certeza” fará um excelente trabalho frente ao novo cargo.
 
O governador José de Anchieta disse que faz uma excelente avaliação da Polícia Civil de Roraima. Disse que o novo delegado-geral assume o cargo com a missão de contribuir para a consolidação da Instituição. Confirmou também que a promoção dos policiais civis de Roraima será assinada ainda neste mês.
 
“A oxigenação no serviço público é necessária e salutar. O Jorge Everton cumpriu seu papel frente ao Detran e, hoje, em um novo momento assume a Delegacia Geral e vai contribuir ainda mais com o Sistema de Segurança Pública. Faço uma excelente avaliação da Polícia Civil. É uma Polícia que está se estruturando, se organizando. A promoção é prometida, legítima e um direito dos servidores e, nesta primeira quinzena pretendemos resolver, encaminhando para aprovação na Assembleia Legislativa”, afirmou.

Últimas Postagens