Luciano fala com ex-presidente
O Congresso Nacional celebrou nesta semana, os 25 anos da Constituição Cidadã. O Senado e a Câmara realizaram sessão especial, durante a manhã e a tarde da última terça-feira (29). O ex-presidente Lula foi um dos homenageados.
No Senado Federal, a sessão solene dos 25 anos da Carta Magna, homenageou autoridades como os ex-presidentes José Sarney e Luiz Inácio Lula da Silva, o relator-geral da Constituinte, Bernardo Cabral, além de senadores e representantes que fizeram parte do período de redemocratização do país.
A sessão comemorativa lembrou os avanços sociais e políticos garantidos pela Constituinte e presenteou os homenageados com a medalha Ulysses Guimarães. O momento mais emocionante foi a apresentação da cantora Fafá de Belém, que interpretou o Hino Nacional.
Depois do Senado, foi a vez da Câmara realizar sessão comemorativa. O ex-presidente Lula foi o grande homenageado no plenário da Casa. Ele recebeu a comenda, pela trajetória política; e uma medalha por sua participação como deputado constituinte na Carta de 1988.
Presente na cerimônia, o deputado Luciano Castro (PR/RR), manteve um contato próximo com o homenageado, e ao pé do ouvido concordou que a reforma política é urgente e necessária para requalificar os partidos, como defendeu o ex-presidente em seu discurso.
O ex-presidente também falou dos protestos de junho. Segundo ele, as manifestações demonstraram que "a população quer mais do estado" e que o povo "não quer voltar comer acém, ele quer comer filé".
Lula disse ainda que todos querem ser tratados como cidadão de primeira classe. Ao falar como estadista, o ex-presidente, que teve 87% de aprovação popular, mostrou ao Plenário lotado porque tornou-se um dos políticos mais respeitados do mundo inteiro.
No final da sessão, o deputado Luciano Castro afirmou que a Constituinte de 1988 é um marco na democratização do país. “É graças a ela que tivemos avanços significativos na defesa dos interesses da cidadania. Isso, sem duvida nenhuma, é a grande missão e a marca que ela deixou na nossa Constituição.”
O parlamentar disse ainda que o Congresso fez um reconhecimento aos homenageados. “A comemoração que se faz dos 25 anos da nova Carta é bastante justa, principalmente àqueles parlamentares que na época, tiveram a coragem e a determinação de elaborar e aprovar uma Constituição mais moderna, que atendeu aos anseios da população brasileira.”