00:00:00

Abraço Rosa

ALE/RR participa do encerramento da campanha Outubro Rosa.


Campanha supera expectativas
 
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), por meio do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Ação Social, participou nessa quinta-feira, 31, do Abraço Rosa, ação que marca o encerramento do Outubro Rosa, ‘Todos Contra o Câncer de Mama’.
 
A campanha foi realizada durante todo o mês de outubro pela Liga Roraimense de Combate ao Câncer. “Ultrapassou nossas expectativas este ano a campanha. Nós pensávamos em mobilizar mais o seguimento da saúde, mas conseguimos sensibilizar vários seguimentos, inclusive empresas, escolas, igrejas e diversos órgãos públicos”, destaca Magnólia Rocha, presidente da Liga.
 
Segundo ela, do total de 358 pacientes atendidos pela unidade, a maioria tem câncer de mama e no colo do útero. “O alerta é para todo o ano. Nós só fizemos é estimular as pessoas a procurarem os postos de saúde para fazer o exame clínico das mamas e, para aquelas maiores de 40 anos, pedir a mamografia. Só assim a gente descobre o câncer no início”, informou.
Além de Boa Vista, a campanha Outubro Rosa foi estendida para os demais municípios do estado. Várias palestras e ações educativas e de conscientização ocorreram durante o mês.
 
“A Assembleia Legislativa tem apoiado o Outubro Rosa há muitos anos, inclusive foi através do Chame que a campanha veio para Roraima. Hoje, a gente tem a deputada Angela que também vem dando continuidade ao trabalho”, disse Rocha.
 
À frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, a deputada Angela Águida (PSC) esteve participando do Abraço Rosa realizado na Praça do Centro Cívico, em frente à sede da Assembleia Legislativa de Roraima.
 
A participação da ALE/RR se concentrou na parte de mobilização, apoio logístico e de comunicação das ações e ainda na produção do material de divulgação da campanha. “Nós também participamos dando capacitação para os agentes comunitários de saúde para que eles possam, durante a busca ativa, chamar a atenção das mulheres para a detecção precoce da doença. Além de mostrar de que forma elas podem buscar auxílio para que tenham mais chance de cura”, destaca Águida.
 
Segundo a parlamentar, é fundamental que as mulheres busquem apoio do poder público também para que oferte políticas públicas eficazes para a saúde desse público. “Participamos ativamente no sentido de fechar com chave de outro a campanha, chamando a atenção para que as pessoas façam durante todo o ano os exames”, orienta Águida.

Últimas Postagens