00:00:00

Mutirão Cateterismo

Com 28 pacientes previstos, CDI diz que o número pode aumentar.


Atendimento começa na 6a. feira
 
O Centro de Diagnóstico por Imagem(CDI) diz que, até o momento, o Mutirão de Cateterismo terá 28 pacientes submetidos a estudo do coração. Há possibilidade do número de procedimentos aumentar, vai depender do mapa do Hospital Geral de Roraima (HGR). O décimo Mutirão inicia nessa sexta-feira, dia 1º, às 13h, e termina na próxima segunda-feira (4). Os exames ocorrem na sala de hemodinâmica do CDI.
 
Os exames de sábado (2), também começam a partir das 13h. Já no domingo (3) e segunda-feira (4) o atendimento tem início às 7h30, com previsão de término às 22h.
 
Segundo Fátima de Jesus, diretora do CDI, devem ser feitos pelo menos 28 procedimentos externos, além de oito exames direcionados às unidades internas de saúde. Ela explica que os pacientes externos são pessoas agendadas e que aguardavam pelo atendimento em casa. Enquanto, os internos são pacientes nas áreas coronarianas dos hospitais.
 
Todos os pacientes já estão com os exames pré-operatórios prontos, e agora só precisam se deslocar ao CDI, para realizar o procedimento. “Depois da cirurgia o paciente permanece internado no CDI até receber alta, se não tiver condições de ir para casa em segurança, o paciente será encaminhado para a unidade coronária do Pronto Atendimento Airton Rocha, onde vai permanecer durante 24 horas até que possa ser liberado”, frisou Fátima.
 
A estrutura já foi toda montada para receber os pacientes, com o envolvimento de uma equipe composta por três médicos, entre anestesista e um cardiologista hemodinamicista de Roraima e um de Brasília, além de dez técnicos em enfermagem, dois técnicos em radiologia, uma enfermeira e a equipe de apoio que soma pelo menos dez servidores, incluindo o setor administrativo.
 
Até agora, foram atendidas mais de 182 pessoas que passaram por um cateterismo cardíaco e 19 angioplastias em 2013. O cateterismo é um procedimento de alta complexidade que vai investigar possíveis obstruções no coração.
 
Conforme Fátima de Jesus, através dele se descobre se o paciente precisa fazer uma cirurgia cardíaca e o grau da obstrução ou se o tratamento poderá ser feito ambulatorial. Ela lembra que pesquisas apontam que os problemas cardíacos estão ocorrendo cada vez mais cedo. Ao menor sinal de desconforto, a pessoa deve procurar o médico.
 
CDI
 
O Centro de Diagnóstico por Imagem, foi implantado em 1993, e inaugurado em janeiro de 1994. É a única unidade de saúde do estado que oferece esse serviço na área de atendimento cardíaco com a oferta do cateterismo por exemplo, para as unidades públicas e privadas, da capital e do interior, além de estrangeiros, vindos da Guiana, Venezuela e do Amazonas.
 
A unidade realiza outros procedimentos. Foram mais de 2.373 procedimentos entre cateterismo periférico, implantes de marca-passo e troca de marca-passo, estudos eletrofisiológicos da parte cardíaca (estudos do coração, para detectar a anomalia e se pode a anomalia pode ser corrigida com ablação, na própria unidade).
 
O CDI atua também com exames na área digestiva e também com tomografias computadorizadas, e pelo menos 1.185 ecocardiogramas já foram feitos até agora.

Últimas Postagens