Assistência de 1ª a atletas
Distensões, tensão muscular, lesões. Estes são alguns problemas que os atletas estão sujeitos a enfrentar durante as competições esportivas. Buscando dar uma atenção especial aos atletas, a Delegação de Roraima trouxe para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) 2013, uma equipe formada por um médico e quatro fisioterapeutas.
Os atletas que necessitam, recebem atendimento imediato. A equipe se divide de forma a atender todas as modalidades, indo para os locais de competição. Alguns atendimentos são realizados também no hotel, após as disputas.
Os fisioterapeutas auxiliam no aquecimento e alongamento dos atletas e também realizam atendimentos com crioterapia (aplicação de gelo) para diminuição de edemas, mobilizações, terapia manual e FNP (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva), para diminuição de dor.
Para alguns atendimentos, a equipe de Fisioterapia utiliza os equipamentos disponíveis na área médica da coordenação dos JUBS, como por exemplo, TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea), ultrassom e Kinesio Taping, uma bandagem elástica para tratar e prevenir lesões.
“Nosso foco aqui é atender os atletas de forma a auxiliar no rendimento deles durante os jogos. Vale ressaltar que o trabalho já vinha sendo desenvolvido com eles antes de chegarmos aqui”, destacou Charlenne Monteiro, fisioterapeuta da Delegação.
Após as competições, os fisioterapeutas realizam RTM (Recursos Terapêuticos Manuais), com o intuito de diminuir a tensão e promover o relaxamento dos competidores.
Além dos fisioterapeutas, a Delegação de Roraima conta ainda com um médico, que está atento às necessidades do grupo e à postos para realizar os atendimentos que eventualmente surgem, colaborando tanto com os representantes de Roraima, quanto com outras delegações.
RESULTADOS
A técnica da equipe de Natação Teca Marinho disse que o trabalho da Fisioterapia iniciado logo após o encerramento das competições em Roraima, foi excelente, contribuindo para a melhoria do desempenho dos atletas.
“A melhora dos atletas foi bem significativa. Os resultados não vêm apenas com treinamento técnico, é preciso preparação em outras áreas. Com a Fisioterapia os atletas tiveram a oportunidade de realizar atividades específicas conforme as suas necessidade”, destacou a técnica.
A iniciativa de realizar um trabalho diferenciado com os atletas foi da Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER). “O objetivo é auxiliar na preparação das equipes em busca da melhoria do desempenho. Vale destacar aqui que é um trabalho totalmente voluntário, realizado por profissionais que acreditam nas ações da FUER”, destacou a presidente da FUER, Elaine Morellato.
A ação, vem sendo reconhecida pelos atletas. “Participei dos atendimentos da Fisioterapia logo que encerrou a fase classificatória. Consegui melhorar minha força e impulsão e graças a isso pude participar da prova dos 50m livres, que exige estes elementos os quais tenho dificuldade”, disse Flávia Cantanhede, medalha de bronze nos 200m peito.