O aumento nos casos de incêndios de grandes proporções em estabelecimentos comerciais e imóveis residenciais motivou o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e Cidadania, a promover uma audiência pública que acontecerá dia 30 deste mês, a partir das 8h, no auditório do edifício sede, localizado na Avenida Santos Dumont, nº 710, Bairro São Pedro.
Empresários, industriais, comerciantes, prestadores de serviços, profissionais liberais, representantes de segmentos de classe e a comunidade em geral são convidados a participar dos debates, uma vez que um dos objetivos da audiência é buscar sugestões e elementos que viabilizem a implantação da legislação estadual sobre prevenção de incêndio e pânico, conforme estabelece o Código Estadual de Proteção Contra Incêndio e Emergência.
Segundo o promotor de justiça Ademir Teles,titular da promotoria, a iniciativa da audiência também contempla uma etapa da apuração de suposta deficiência na prestação de serviço público por parte do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima, que resultou na instauração do Inquérito Civil nº 001/2013.
As investigações foram iniciadas a partir dos incêndios que destruíram as lojas Copynet, em fevereiro deste ano, e na empresa Agrofértil, registrado em julho e causando a morte do funcionário Laelson Torres. Outras duas ocorrências de grandes proporções foram registradas novamente em outubro, desta vez destruindo totalmente duas lojas no centro da cidade Boa Vista: Brinquedos e Elétron.