RR já recebeu 38 profissionais
O Estado de Roraima recebe neste sábado (26) mais 21 novos médicos, por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. A chegada está agendada para às 12h25, na hangar da Base Aérea de Boa Vista. O deslocamento será feito pela Força Aérea Brasileira. Desde a implantação da iniciativa, o estado contava com apenas 17 profissionais, agora, o número sobe para 38 médicos no total.
Os profissionais fazem parte do 2º Ciclo do programa federal, e vão atuar nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Eles serão distribuídos da seguinte forma: 13 vão ser lotados no município de Boa Vista, um no Cantá, quatro em Rorainópolis e três em Caracaraí.
Após a chegada, os médicos seguem para a Semana de Acolhimento que inicia nessa segunda-feira, 28, e segue até 02 de novembro. No último dia de programação, os médicos do programa vão ser deslocados aos municípios onde irão atuar.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), em parceria com a Comissão Estadual do Programa Mais Médicos, ficará responsável pela hospedagem e acomodação dos profissionais durante todo o período de adaptação.
Ainda esse mês, a Sesau se reunirá com a representação do Ministério da Saúde em Roraima, Comissão Estadual do programa Mais Médicos, representantes das Secretarias Municipais de Saúde e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), para definir metas e ações para o programa em Roraima no ano de 2013.
Conforme Miguel D´Elia, secretário adjunto da Saúde, esse será o segundo acolhimento realizado, e os encontros têm o objetivo de orientar os prefeitos e secretários sobre as ações e responsabilidades conjuntas para a implementação do Programa no Estado. “São profissionais que estão chegando, que vão atuar pela primeira vez em Roraima, e que por isso, os gestores precisam definir de que forma eles vão contribuir para a estrutura da saúde em Roraima e como serão desenvolvidas as ações do SUS”, explicou D´Elia.
Em Setembro, após a chegada de todos os médicos do primeiro ciclo, foi feita a Semana de Acolhimento, onde os gestores estadual e municipais, foram relembrados sobre as regras do programa, as contrapartidas dos municípios e a importância do envolvimento dos gestores responsáveis pela implantação do programa em Roraima.
Segundo Namis Levino, apoiador interfederativo do MS em Roraima, os encontros servem ainda para avaliação das ações já desenvolvidas até agora no Estado. “Será o momento de fortalecer o laço entre o Ministério da Saúde e os entes municipais, que vão assumir o compromisso com o governo federal e com o pacto federativo para cumprir as metas do programa até”, comentou Namis.