00:00:00

Cine Assembléia

Estudantes de cinco comunidades indígenas do Estado serão atendidos pelo Cine/Ale.


Cinema chega aos índios
 
O projeto Cine Ale Cidadania, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/ RR), continua beneficiando estudantes de escolas estaduais de todo o estado. Desta vez, alunos de cinco comunidades indígenas tiveram a oportunidade de contemplar e ter o primeiro contato com a arte cinematográfica.
 
Os estudantes e professores das escolas indígenas Antônio Dias Souza Cruz, Rui Barbosa e Hermenegildo Sampaio foram levados ao CineSuperk nessa quinta-feira, 17, para assistir ao filme ‘Meu Malvado Favorito 2’, um dos lançamentos exibidos em 3D. Os alunos são moradores das comunidades da Barata, Anta, Pium, Taiano e Livramento.
 
“Estou gostando muito. Nunca tinha vindo ao cinema. É um sonho realizado. Aqui é tudo muito legal e lindo”, relatou o estudante Daivson de Souza, de 8 anos, que é aluno da escola Antônio Dias Souza Cruz e indígena da comunidade do Pium.
 
A experiência também foi a primeira na vida da aluna Ester Araújo, de 10 anos. Ainda tímida e encantada com tudo o que estava vivenciando, ela avaliou o projeto Cine Ale. “É muito legal. Estou empolgada para assistir o filme”, disse entusiasmada a indígena da comunidade da Barata.
 
O professor Teocimar Cunha, educador da escola estadual Antônio Dias Souza Cruz, também comentou sobre a importância do projeto. “Através disso aqui eles terão uma visão diferente. Vai agregar para o conhecimento deles, para o que eles vão ser futuramente, um professor, um jogador de futebol, um doutor. Eles precisam de conhecimento, por isso é tão importante mais essa experiência na vida deles”, destacou.
 
O deputado Jalser Renier, mentor do projeto Cine Ale Cidadania, informou que estas são apenas as primeiras comunidades indígenas atendidas. Além da capital, os alunos de outras localidades do estado devem ser beneficiadas pelo programa que foi retomado neste ano.
 
“São cinco comunidades indígenas que estamos trazendo onde 100% dos alunos ainda não tiveram a oportunidade de ver de perto a cultura cinematográfica . Isso, pra nós, é muito gratificante. Nada do que se puder imaginar paga um momento tão inesquecível e importante na vida desses alunos”, disse.
 
O deputado George Melo (PSDC) esteve no cinema prestigiando o projeto. “Não podemos deixar de parabenizar o Jalser pela excelente ideia de trazer essas crianças ao cinema. Além da educação, do ensino, também tem o lazer. Acho que a Assembleia Legislativa de Roraima, o deputado está de parabéns por essa ideia fantástica. Isso é uma cosia institucional e não pessoal”, destaca.
 
O deputado Jânio Xingu (PSL) também foi ao cinema ver de perto como o projeto é desenvolvido. Ele lembrou que ainda nem era parlamentar na época em que o deputado Jalser Renier começou o projeto.
 
“Um povo sem cultura é como um corpo sem alma. O deputado vem alimentando isso através da Assembleia. É um projeto dele que todos os deputados apoiam porque é de grande relevância para a juventude do estado. Faz com que fortaleça ainda mais a nossa democracia e a gente tenha jovens com sonhos mais belos ainda”, avalia.

Últimas Postagens