PM de Brasília ensina táticas
Os agentes penitenciários da Secretaria da Justiça e da Cidadania (SEJUCRR), que compõem o Grupo de Intervenções Táticas (GIT), receberão, durante 03 dias, qualificação em doutrinas táticas relativas às atividades no Sistema Penitenciário, ministradas por oficiais da Policia Militar do Distrito Federal, que vieram ao Estado especialmente para capacitar os servidores.
Como agir em casos de Incidentes Prisionais, a forma ideal de se realizar revistas, como se comportar e agir em casos de rebelião são algumas das disciplinas ministradas pelos oficiais Alexandre Sérgio Vicente Ferreira, TC QOPM Comandante do XXI Batalhão de Choque da PMDF, e Carlos Renato Machado Paim, Major QOPM, Subcomandante da PMDF.
Ambos os oficiais possuem vasta experiência na área de policiamento militar e em gerenciamento de crises em sistema prisionais. O major Carlos Paim, inclusive, é autor de dois Manuais Operacionais de Policiamento de Choque, que trazem capítulos específicos de como deve ser o emprego da tropa em casos de crise e rebeliões em Unidades prisionais, para que o restabelecimento da ordem ocorra de forma rápida e eficaz. As doutrinas expressas nos manuais elaborados por Major Paim estão sendo, inclusive, aplicadas atualmente pelas Unidades Prisionais do Distrito Federal.
“Estamos orgulhosos em contribuir para a formação desses alunos do GIT// SEJUCRR. É um grupo jovem e receptivo, e a inclusão deles no Sistema Penitenciário Estadual com certeza irá melhorar o desenvolvimento das atividades, principalmente em casos de crises e incidentes”, ressalta o TCQOPM Alexandre.
As aulas são ministradas na Academia de Policia Coronel Santiago, em turno integral (manhã e tarde) e após a conclusão do curso os alunos receberão certificação em nível de especialidade.