00:00:00
OPINIÃO FORMADA

REATANDO - O novo capítulo da vida política do governador Flamarion Portela, está sendo marcado por uma nova tentativa de reaproximação com o senador Romero Jucá. Numa recente viagem para Brasília os dois se encontraram e segundo aliados conversaram bastante, num prolongamento de uma conversa que iniciou em Boa Vista. Jucá pediu empenho de Flamarion na campanha de Teresa Jucá em Boa Vista e uma puxada de freio em relação ao apoio que aliados históricos de Flamarion esperavam em Boa Vista e principalmente no interior. Em troca teria oferecido a sua influência para segurar o processo de cassação.

Por Edersen Lima APROXIMAÇÃO O TRE está de parabéns pela realização do seminário que tratou da relação entre a imprensa e a Justiça Eleitoral. Em tempo, o evento serviu para que jornalistas expusessem críticas e sugestões à relação, e a Justiça Eleitoral conhecesse melhor a visão que a imprensa tem da instituição. O seminário contou com a presença de estudantes do curso de Comunicação Social do UFRR e de profissionais de todos os veículos.
ÉTICA EM ALTA Foi com aplausos que o candidato Júlio Martins foi recebido por feirantes que trabalham na Feira do Produtor. "Quem pensa que a ética com a coisa pública não tem valor, é bom vir constatar o que a gente daqui pensa sobre isso", disse Júlio.
LINHA DIRETA A exibição do programa de TV do candidato Neudo Campos, que trata sobre a sua prisão, pelo apelo dramático, tem sido comparado ao programa Linha Direta, da TV Globo. Até hoje, não se sabe o porquê da prisão de Neudo, haja vista que em nada contribuiu para o processo que corre na Justiça Federal.
VALE-TUDO Já o programa da candidata Teresa Jucá, em que a prefeita aparece abraçada com o senador Romero Jucá causou surpresa Até pouco tempo atrás, Teresa era vista em Brasília e Recife, sempre de mãos dadas e olhares suspirantes com o deputado Raul Jungmann, o Raulzão. O namoro dos dois, aliás, mereceu destaque na revista de futilidades, Caras.
NAMORADOS Por outro lado, Romero Jucá se enamorou da bela e jovem Jussara Oliveira, com quem tem um lindo bebê de nove meses e que são sempre vistos em Brasília juntos com o senador. Esse romance também circulou nas páginas de jornais e revistas brasilienses.
SEM RESPOSTA Pergunta feita por uma estudante ao senador Romero Jucá e ao vice Salomão Cruz, durante seminário sobre meio ambiente na UFRR: "Na região da Confiança III, município do Cantá existe um grupo de Rondônia que abre as picadas, retiram madeiras e entregam aos colonos a área desmatada para que façam de moradia. E assim conseqüente vão adentrando-se na mata, desmatando e abandonando em seguida. O que fazer numa situação dessa, se o IBAMA local não aceita denúncia e a Linha Verde do órgão quer um endereço concreto que esteja devidamente localizado. O reitor Roberto Ramos deu uma fiscalizada básica, mostrou a Jucá que não quis responder e pediu que a pergunta fosse direcionada ao Salomão que enrolou e não respondeu a pergunta.
REATANDO O novo capítulo da vida política do governador Flamarion Portela, está sendo marcado por uma nova tentativa de reaproximação com o senador Romero Jucá. Numa recente viagem para Brasília os dois se encontraram e segundo aliados conversaram bastante, num prolongamento de uma conversa que iniciou em Boa Vista. Jucá pediu empenho de Flamarion na campanha de Teresa Jucá em Boa Vista e uma puxada de freio em relação ao apoio que aliados históricos de Flamarion esperavam em Boa Vista e principalmente no interior. Em troca teria oferecido a sua influência para segurar o processo de cassação.
REATANDO II A conversa entre Jucá e Flamarion teria se estendido até outros planos que envolvem a sucessão estadual em 2006. Jucá não esconde de ninguém o desejo de ser o candidato a governador nas próximas eleições. No meio do projeto Jucá 2006 apareceu a pedra chamada cassação de Flamarion e a possibilidade do processo eleitoral ser abreviado com a posse do presidente da ALE-RR, Mecias de Jesus (PL) ou do segundo colocado no pleito de 2002, Ottomar Pinto.
DESATANDO Ocorre que nem mesmo o mais ingênuo dos seres vivos acreditaria que após a reeleição de Teresa, Jucá demonstraria interesse em manter a aliança com Flamarion, que sem a mãozinha de Jucá viria o processo no TSE/STF passar por um desfecho, podendo ocorrer duas alternativas ou a posse temporária do presidente da ALE-RR ou de Ottomar Pinto. Jucá é candidato a governador com ou sem o apoio de Flamarion e a única coisa que poderia abalar este plano seria a remota possibilidade de Teresa Jucá perder a reeleição.
REALIDADE Dentre todos os boatos, o que parece ser mais coerente é que a solução final para o caso Flamarion x Ottomar não sairá mesmo antes de 3 de outubro. Portanto, Ottomar ou o presidente da ALE-RR só teriam chances de assumir após as eleições municipais, isso se não prevalecer a tese de que Jucá conseguiria proteger Flamarion até o processo de 2006.
BOMBEIRO O que teria levado o senador Romero Jucá a fazer uma visita aos juízes do TRE-RR, numa sexta-feira à tarde, momentos antes da sessão que trataria da proposta de cassação de Teresa Jucá? a) Tomar um cafezinho? b) Elogiar o Tribunal que não permitiu que a TV Caburaí veiculasse os programas eleitorais? c) Junto com juízes flamenguistas, lamentar a crise no time? d) Comentar o clima de instabilidade institucional que o estado atravessa e que pode piorar? Em tempo: a sessão foi adiada.
COMENTÁRIOS